A criatividade para se tornar referência vem do planejamento

08.04.2024

Na efervescência criativa necessária no varejo atual, onde inovação e originalidade tornam-se as moedas mais valorizadas, a arte de planejar assume um papel central. Ela é essencial não apenas como uma necessidade operacional, mas como a espinha dorsal que sustenta o corpo criativo do negócio.

Beyoncé lançou, na última semana, o álbum "Cowboy Carter", que traz forte referência ao estilo country. Ouvindo as novas músicas, percebe-se o quanto a cantora se supera a cada projeto, assumindo a posição ativa de quem dita o novo, em vez de apenas reagir ao mercado. No entanto, a genialidade de Beyoncé não reside somente na sua criatividade, mas também na excelência com que seus projetos são planejados e executados. A atenção meticulosa aos detalhes e o compromisso com a qualidade garantem que seu trabalho seja excepcional.

Foto: Divulgação.
Divulgação

Acredito que grandes ideias surgem de dois extremos: o caos da necessidade ou a calma do processo criativo bem estruturado, rico em pesquisas e referências. Beyoncé, sem dúvida, encontra-se neste segundo grupo. Longe de ser um produto do acaso, cada aspecto de sua obra é o resultado de preparação cuidadosa. Consciente de que em breve terá que lançar uma nova música, um novo disco, uma nova turnê, ela está sempre em movimento, planejando e estruturando os próximos passos. Quando uma novidade da cantora é anunciada na mídia, ela já está criando as próximas, nos bastidores. Assim também deve ser no varejo.


Organizar um planejamento de marketing macro em uma empresa permite garantir segurança e estabilidade nas vendas, reduzindo a vulnerabilidade às mudanças incontroláveis e a imprevistos externos. Através de um calendário organizado previamente, é possível mapear o andamento da próxima temporada: buscar oportunidades escondidas, prever períodos de alta e baixa demanda, adequar compras e estoque, organizar a verba para divulgação, definir metas, buscar parcerias, delegar tarefas, treinar a equipe, escolher o melhor formato promocional para cada campanha de vendas e, por último, cultivar o fator criativo que trará destaque a todo trabalho. A criatividade é uma consequência, não o ponto de partida. Só com o básico sob controle, abrem-se as portas para a busca de referências originais, visando conquistar o sonhado lugar de referência.

Muito da originalidade de Beyoncé vem de sua habilidade de olhar além do convencional, explorando referências diversificadas e combinando-as de maneiras inesperadas. A cantora não se limita às tendências atuais, mas abrange uma ampla gama de influências, especialmente do passado e de histórias pessoais, criando obras que são, ao mesmo tempo, inovadoras, ressonantes e atemporais.

Este olhar abrangente é uma lição valiosa para empreendedores do varejo sobre a importância de não apenas seguir o mercado, mas de compreendê-lo em sua totalidade, buscando inspirações que transcendam o óbvio.

Priscila Marocco

Priscila Marocco é estrategista de varejo e trabalha há 18 anos em lojas físicas. Diretora criativa da 220v Marketing e Consultoria.

VíDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.