Prepare sua loja para o Natal

16.11.2020

O fato de que tivemos um ano cheio de acontecimentos atípicos e notícias ruins, traz mais peso para o Natal. A tendência é de que a data seja ainda mais valorizada, pois simboliza um momento de alívio e celebração. Por isso, será necessário passar uma mensagem que vá além do tradicional clima natalino. Vitrines com narrativas positivas e lúdicas, que realmente encantam e oferecem instantes de fuga da realidade, serão uma ferramenta para gerar conexão com o cliente e atraí-lo para o interior da loja. Além da decoração, escolha um tema que conte uma história.

Revise detalhes - Quando estamos todos os dias no mesmo ambiente, nosso olhar se acostuma com o que está a nossa volta e alguns detalhes, muitas vezes, acabam despercebidos. Lâmpadas queimadas ou piscando e spots direcionados para o cliente, que ofuscam a visão, chamam a atenção e causam desconforto. Estruturas e mobiliários também merecem reparo, como quinas desgastadas e vidros rachados.

Ambientação - As cores, a disposição dos produtos e a formatação do ambiente precisam ter um conceito alinhado ao posicionamento da loja e à data. Quanto mais intuitiva for a setorização, mais fácil vai ser do cliente se atender sozinho em caso de grande fluxo. Produtos muito procurados e opções de presentes devem estar bem evidenciados.

Sons - Principalmente quando se trata de compras, a música interage com as pessoas e cria ritmo. É necessário estar atento para que ela não seja lenta demais e faça o consumidor relaxar e perder o desejo de comprar. Também não pode ser muito baixa a ponto de parecer um ruído, nem tão rápida ou alta de maneira que se torne aflitiva. Por isso, use com parcimônia canções natalinas. Elas podem se tornar enjoativas.

Memória olfativa - A identidade olfativa fortalece a conexão com o produto e o ponto de venda. Também melhora o humor, aumenta o tempo de permanência dos consumidores em 40% e diminui a percepção de tempo gasto, além da avaliação global do ambiente que é mais positiva quando perfumada. A memória olfativa é uma das mais duradouras, ultrapassando a capacidade da visão e da audição em reter referências. Uma estratégia pode ser trocar o aroma da loja por outro diferente na época do Natal. Ajuda a dar a sensação de que tudo está preparado de outra maneira para a data.

Comodidade - Sair às compras no Natal pode se tornar cansativo. Ofereça comodidade para o cliente. Mantenha uma temperatura média agradável. Tenha um local para sentar e deixar sacolas. Ofereça balinhas, água e café. Organize os processos para que sejam mais ágeis e evitem filas, como no caixa ou na confecção de embalagens. Boas vendas!

Priscila Marocco

Priscila Marocco - Visual merchandiser, vitrinista e estrategista de varejo. Graduanda em design de moda. Trabalha há 17 anos dentro de lojas físicas, todos os dias. Diretora criativa na 220v Visual Merchandising e Consultoria.

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