Como manter sua loja relevante para o consumidor

05.08.2021

Entender o consumidor é uma tarefa que demanda planejamento, autoconhecimento e, acima de tudo, a ciência de que esse perfil se molda gradativamente e que suas estratégias devem antecipar desejos, necessidades e carências do seu público-alvo. E se você quer saber como manter sua loja relevante para impactar o consumidor, aproveite esse conteúdo!

O desejo de todos os consumidores é despertado pela necessidade. Para que sua loja impacte de maneira precisa, é importante compreender quais são esses desejos, mostrando que você sabe entender o que eles pensam e sentem. Isso é construído com o tempo, por meio de ações de relacionamento, observação do cliente na loja e pesquisa contínua de mercado. As redes sociais e as ferramentas de enquete ajudam a facilitar esse processo de coleta de dados.

Mas o que faz o consumidor comprar? Algo que complete a necessidade (carência) interna, que de fato a sacie. Simples assim! Quando você aprende o que desperta o desejo dele, você compreende o que é melhor de vender, como melhor atendê-lo e também, se relacionar com o produto.

Instigue a compra, faça promoções atrativas, monte um look completo, por exemplo, com um preço diferenciado, que faça o faça realizar a compra com o seguinte pensamento: “o conjunto está pronto, não preciso pensar na hora de me arrumar. Já me vejo em tal ocasião vestida assim”. Se aprofundando na mente da persona, você entende os anseios que podem se tornar oportunidades.

Quais são as motivações da compra? Com base no perfil moderno de comportamento dos clientes, você deve saber:

- Os clientes detêm as principais informações sobre os seus produtos;
- Eles pesquisam e, para surpreendê-los é preciso conhecê-los;
- Os consumidores procuram também na sua concorrência;
- Estão em constante busca por novidades.

Dessa maneira você precisa analisar quais são os motivos que os fazem escolher uma marca em detrimento de outras. O que move essa escolha pode ser, por exemplo, um atendimento personalizado, a organização e disposição das peças ao redor da loja, a rotatividade de peças e novidades, o bom relacionamento ou mesmo os preços atrativos aliados à oferta de peças com qualidade. Para inovar e se antecipar, é necessário contar também com os fornecedores, para que estejam atentos às mudanças do mercado.

Por fim, entender a identidade da sua marca. Como seu negócio se posiciona no mercado? Como ele se apresenta, qual seu diferencial que a concorrência não explora? Isso tudo compreende a sua cultura, a personalidade da marca e a forma como você aborda, interage e se relaciona com os consumidores. Com o resultado desse autoconhecimento, você agrega valor à sua loja por meio de um atendimento alinhado a essas qualidades, com produtos que realmente atendam a demanda do seu público e com profissionais que se identificam com sua mensagem.

Com o tempo, sua loja irá se sobressair no mercado e ficar constantemente na lembrança dos consumidores. Se você aprender como sua marca pode ser uma parceira de todas as horas, você vai naturalmente atrair mais clientes.

Foto: Divulgação

Priscila Marocco

Priscila Marocco - Visual merchandiser, vitrinista e estrategista de varejo. Graduanda em design de moda. Trabalha há 17 anos dentro de lojas físicas, todos os dias. Diretora criativa na 220v Visual Merchandising e Consultoria.

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