Couromoda retorna com feira presencial

17.01.2022 - Redação Jornal Exclusivo

Grandes marcas de calçados, acessórios e confecções participam da Couromoda 2022, que ocorre de 17 a 19 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. A mostra recebe milhares de lojistas de todo o País e também compradores estrangeiros, em especial da América Latina. Realizada três semanas após as vendas de Natal e Ano Novo, a feira marca o início do ano comercial do setor calçadista brasileiro e responderá por importante fatia do faturamento anual do segmento.

Na edição de 2020, a última presencial, a Couromoda recebeu 8,5 mil lojistas. O movimento em 2022 deve girar em torno disso, talvez com pequena queda, dado ao contexto da pandemia e às determinações de redução de público previstas pela Prefeitura de São Paulo. “O sentimento é de otimismo, pois há uma demanda por eventos presenciais, principalmente em São Paulo, estado que é a locomotiva econômica do País. Lojistas e expositores estão ávidos por se reencontrar, trocar ideias e informações e, principalmente, fazer bons negócios”, detalha o diretor geral, Jeferson Santos.

A Couromoda conta com lançamentos de outono/inverno 2022 e também de alto verão (pronta-entrega). Sobre layout e medidas aplicadas para visitantes e expositores em virtude da pandemia, a organização afirma que seguirá os protocolos vigentes. “Manteremos o uso da máscara e do álcool em gel, bem como solicitaremos o comprovante de vacinação para ter acesso ao Expo Center Norte”, garante.

Conectividade

Neste ano será dada continuidade ao projeto Couromoda Digital, que contou com quatro edições em 2021. Reformulado e otimizado, ele confirma a manutenção de mostras digitais em momentos específicos e de interesse de expositores e visitantes. “Datas e números de eventos ainda estão sendo avaliados, porém uma coisa é certa: a Couromoda Digital seguirá sendo uma plataforma fácil, segura e objetiva para o lançamento de novidades e a realização de importantes negócios”, afirma.

A organização do evento comenta ainda sobre o atual período para o setor, que encerrou o ano com 12% de crescimento na produção de calçados. “2022 deve ser de retomada para o setor calçadista em geral e para o segmento de feiras em especial. Nossa campanha Couromoda + traduziu justamente este pensamento. Além do tão esperado retorno da feira presencial, estamos trabalhando para ter todo o ano com muitas ações e iniciativas para potencializar negócios no cluster”, finaliza Jeferson.

Estação Moda RS

 O Sebrae/RS e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do RS (Sedec) coordenam o projeto Estação Moda RS, que neste ano levará 12 empresas para a Couromoda, todas fabricantes de calçados e bolsas de pequeno porte, são elas: Catri, Dora Lis, Dutti, Eliz Conceito, Estilo Mix, Fiero, Fillon, Invoice, Liver, Menta e Hortelã, Pandora e Pelli Brasil. Tradicional ponto de convergência de lojistas, estará na esquina da Rua H com avenida 3 – Estande 8. O governo do Rio Grande do Sul e Sebrae/RS aportam recursos, apoiando as empresas na aquisição dos espaços. O Sebrae apoia, ainda, com a montagem e serviços ofertados, concedendo apoio de 40% nos custos de passagem e hospedagem. O projeto tem apoio financeiro das prefeituras de Novo Hamburgo e Sapiranga, e apoio institucional da ACI Novo Hamburgo, Estância Velha e Campo Bom.

Três Coroas Shoes

O Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas/RS, SICTC, através do Projeto Três Coroas Shoes, também participará da Couromoda. São cerca de 378 metros quadrados, localizados na rua H, para o projeto que viabiliza a participação das seguintes empresas na feira: Ana Vitória, Ana Flex, Angel Flex, Andine, Eléia, Infinitu’s, Killana, Stéphanie Classic, Variettá, Valentina e W. Designer.

O Três Coroas Shoes representa a união das empresas calçadistas de Três Coroas, reconhecidas no mercado nacional por seus diferenciais de moda, qualidade e sustentabilidade. Fazem parte do projeto empresas que investem no fortalecimento de suas marcas, que possuem identidade de moda e lançam coleções com design e qualidade diferenciados. Além disso, as companhias estão engajadas em ações de sustentabilidade e responsabilidade social.

Espaço Moda Franca

A feira conta ainda com o Espaço Moda Franca, estande coletivo que congrega até 17 empresas. Conforme a secretária executiva do Sindifranca, Márcia Alves, o espaço é destinado para micro e pequenas empresas e tem subsídio da Prefeitura de Franca e valores diferenciados proporcionados pela Couromoda. “O estande coletivo reúne expositores da cidade, tanto de calçados femininos quanto masculinos, em um projeto único, que muda de cara de acordo com a tendência atual da moda”, explica.

Importadores também confirmaram presença

O ano de 2022 deve ser extremamente positivo para a exportação de calçados. O câmbio favorável às vendas externas e a dificuldade de fornecedores asiáticos suprirem a demanda reprimida devem colocar ainda mais em evidência o calçado brasileiro no exterior. Prova disso é a procura, por parte de importadores, pela Couromoda 2022. Pelo menos 116 importadores confirmaram presença no evento, todos por intermédio do Projeto de Compradores Internacionais Couromoda. Eles representam mais de 60 empresas e chegam de 17 países distintos, com destaque especial para Equador, Bolívia, Panamá e Estados Unidos.

Conforme o superintendente da Couromoda, Jorge Souza, número semelhante de importadores deve estar presente na feira por conta própria, sem se valer do programa. “Esse grupo, que chamamos de orgânicos, deve representar uma fatia expressiva do total de estrangeiros”, complementa.

Varejo Tech Store

A Couromoda também será palco da nova edição do projeto Varejo Tech Store, loja conceito que apresenta aos visitantes da feira, em especial lojistas, diversas soluções especializadas na gestão do varejo de moda. Resultado da parceria entre a Data System e a Couromoda, o projeto terá como tema, em 2022, a “Experiência omnichannel para seus clientes - Transformação, crescimento e resultado positivo para lojas de calçados e roupas”.

As 16 empresas selecionadas para participação no projeto têm expertise e cases de mercado que comprovam o impacto positivo nos resultados dos negócios, proporcionando experiências integradas. Ou seja, varejo e tecnologia caminhando juntos. Trata-se de uma estrutura simulando uma operação de loja. A iniciativa conta, ainda, com móveis, estratégia de visual merchandising e tecnologias de frente de loja e retaguarda.

Na avaliação do diretor da Data System, Alex Marques, a Couromoda será o principal ponto de encontro físico dos lojistas com a indústria de moda no início do ano. “Estamos otimistas e animados com a retomada, com a oportunidade de poder conversar frente a frente com os lojistas sobre os desafios do varejo. Convidamos os lojistas a aproveitarem o momento em que estão comprando novos estoques para acelerar as vendas, conhecendo a loja conceito e, nela, as tecnologias disponíveis para impulsionar positivamente resultados”, argumenta.

O superintendente da Couromoda, Jorge Souza, compartilha da mesma opinião e reforça a importância do projeto. “Ele leva aos lojistas soluções viáveis e eficientes, colaborando efetivamente para uma melhor performance do comércio calçadista nacional.”

Na primeira edição do Varejo Tech Store, realizada na Couromoda 2020, mais de 600 lojistas, de diversos portes e de todas as regiões do Brasil, visitaram o espaço. A estimativa para 2022 é a de que, novamente, centenas de varejistas confiram o que há de mais moderno no assunto.

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