João Pimenta: "Roupa define um estado de espírito"

06.05.2019 - Ruan Nascimento/ Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
João Pimenta, estilista que participará do Fashion Meeting Lançamentos
Ele admira a moda desde a infância. Nascido em São Sebastião do Paraíso/MG, seu destino estava traçado a seguir inserido no universo fashion. João Pimenta tem sua própria marca desde 2003. Seus produtos são focados na moda masculina, sempre ressaltando a liberdade e necessidade de inovar em peças para os homens. Através da valorização da cultura nacional, o expert conseguiu se destacar e leva o que produz para os maiores desfiles brasileiros. Está nas passarelas desde 2005, quando começou a se apresentar na Casa de Criadores, além de participações do Mercado Mundo Mix, e desde 2010, é presença constante no São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda do País.

Sua trajetória de sucesso o transformou em um dos estilistas mais renomados do Brasil. E é através do Painel Moda e Gestão de Marca, João Pimenta estará presente no 4º Fashion Meeting Lançamentos, que ocorre nesta quarta-feira, dia 8, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo/RS. O evento é realizado pela Revista Lançamentos, e traz a moda para todos os apaixonados pelo tema na região. Além de Pimenta, o Fashion Meeting terá como top speaker o stylist e apresentador do programa Esquadrão da Moda, do SBT, Arlindo Grund, e o pocket desfile “Projeta-me”, feito por alunos da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

O estilista mineiro conversou com o Jornal Exclusivo e falou sobre a sua carreira, desde o início. Comentou também sobre seus projetos de vida, e, como esperado, opinou sobre moda e estilo. Confira a seguir os principais trechos do bate-papo.

Entrevista exclusiva com um ícone da moda

Em que momento decidiu que a moda seria a sua profissão?

João Pimenta - Sempre tive uma adoração pelos tecidos desde criança.

O que te motivou a focar sua marca na moda masculina?

Pimenta - Ter percebido, em 2005, a falta de propostas para esse segmento. O foco maior sempre foi para o (vestuário) feminino, embora o masculino seja uma otima fatia do mercado.

Além de trabalhar com a marca João Pimenta, quais são os seus demais projetos?

Pimenta - Faço muitos trabalhos de figurino para teatro, dança e musicais.

Como você define o seu estilo?

Pimenta - Experimental sem medo de experimentar.

No que você se inspira ao criar uma coleção?

Pimenta - Trabalho os contrapontos entre masculino e feminino. Estou sempre focado nisso.

O que um homem precisa ter em seu guarda-roupa?

Pimenta - Segurança em si. Um homem seguro estará sempre na moda.

De que maneira um homem pode aprender a se vestir melhor?

Pimenta - Não tendo medo de experimentar, e saber que a roupa define um estado de espírito e não a personalidade.

Dá para se vestir bem sem ter muito dinheiro?

Pimenta - Com certeza! Existem muitas opções, além de fugir das marcas que super valorizam o designer.

De que maneira a moda poderia ser mais inclusiva?

Pimenta - As pessoas devem se incluir. É preciso também lutar pelo bem-estar.

Como é que você percebe o patamar atual da moda brasileira?

Pimenta - É um momento onde está acontecendo um grande filtro, e ficarão os que tem alma e personalidade.

O que considera como grande diferencial do seu trabalho?

Pimenta - Olhar para os nichos.

Quais são os seus planos para o futuro, como estilista e na sua vida pessoal também?

Pimenta - Tenho a utopia de igualdade entre as pessoas. Também desejo que nós, brasileiros, tenhamos mais autoestima.

Programação

Confira abaixo a agenda completa do 4º Fashion Meeting Lançamentos, que ocorre nesta quarta-feira (8), no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo/RS:

13h30: Abertura

14h: Painel Moda e Gestão de Marca, com o estilista João Pimenta

15h: Coffee Break

15h30: Pocket desfile “Projeta-me”, feito por alunos da Universidade Feevale

17h: Palestra Moda Para Todos: Conectando Identidade e Estilo, com o stylist e apresentador do programa Esquadrão da Moda, Arlindo Grund

18h30: Encerramento

Quem palestra

João Pimenta

O estilista tem sua própria marca desde 2003, e a partir de 2005, passou a frequentar as passarelas de diversos desfiles. Suas produções já chamavam a atenção da crítica especializada, por apostar nos contrapontos como ferramentas para discutir a moda masculina. Como resultado, estão coleções que incluem acinturamentos, viéses, vestido e foco nos quadris. Em junho de 2010, desfilou pela primeira vez no São Paulo Fashion Week (verão 2011). Sua proposta no Fashion Meeting é revelar que a moda está acessível para todos.

E mais

Arlindo Grund

O top speaker do Fashion Meeting Lançamentos é Stylist e apresentador do programa Esquadrão da Moda, do SBT. É formado em Comunicação pela Universidade Católica de Pernambuco, pós-graduado em Marketing pela Faculdade Getúlio Vargas e é mestre pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Também assina capas e editoriais nas principais publicações nacionais, e produz figurinos e styling de desfiles, catálogos e campanhas publicitárias.

Fique ligado

O Fashion Meeting terá transmissão ao vivo pela WebTV dos jornais do Grupo Sinos, e deve durar até às 18h30. Para participar, os ingressos estão à venda nas bilheterias do Teatro Feevale e no Teatro do Bourbon Country, e online pelo site www.uhuu.com. A apresentação do evento é da Universidade Feevale e H. Maria; realização do Grupo Sinos; patrocínio da Francal, Magrass Emagrecimento Saudável e Estética de Resultado, Phinas Centro Estético, Rhoma Pelles e Le Joli Hair; e apoio da Killing, Camaleoa Indústria Têxtil e Studio Veronica Villar.

Oficinas no contraturno

No dia do Fashion Meeting serão realizadas três oficinas pré-evento, no turno da manhã, todas na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). Às 9h, tem a primeira atividade, Moulage Criativa, no Laboratório 203 do Prédio Verde, que também recebe, às 10h, o curso prático Pintura em Tecidos, até às 11h30. Também às 10h, na Sala de Exposições do Prédio Arenito, haverá um bate-papo que aborda moda e exposições de trabalhos dos alunos. As inscrições são limitadas, e devem ser feitas pelo site eventos.gruposinos.com.br.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.