Iniciativa recupera resíduos do setor calçadista

31.08.2021 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

Foto: Cristobal Marambio/Divulgação
Ação inclui a reciclagem de tecidos descartados no processo produtivo de calçados
Iniciativa, que recupera resíduos do setor calçadista, foi uma das nove selecionadas no segundo ciclo do Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria - 28 ideias foram inscritas mesta etapa do fomento, que busca promover a cultura da inovação e aumentar a competitividade da indústria gaúcha. O projeto denomiado Eco Revestimento Multiflex Verde, da Ambiente Verde Indústria, de Taquara/RS, será desenvolvido no Instituto Senai de Tecnologia de Calçado e Logística Industrial, em Novo Hamburgo/RS.

O projeto desenvolverá em 15 meses um método de produção de placas e/ou rolos de eco revestimento, combinando tecnologia, processo e componentes, por meio da recuperação de resíduos originados no processo de fabricação da indústria calçadista e da coleta seletiva. "Ao alcançar este objetivo, estará se promovendo uma mudança radical na destinação daquilo que hoje é lixo, gerando nova alternativa de produto e contribuindo para melhoria das condições ambientais do nosso planeta", destaca o sócio-diretor da Ambiente Verde, Alberto Wanner.

O Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria é promovido pelo Sesi, Senai, IEL e Sebrae.

Desenvolvimento

Uma coleção de eco revestimento será desenvolvida a partir de um processo ainda não existente no Brasil, que inclui a reciclagem dos resíduos de tecidos e não tecidos industriais mixados com os resíduos plásticos da coleta seletiva para a obtenção de matéria-prima produzida pelo método de extrusão - formando lâminas semirrígidas, das quais serão produzidas o eco revestimento. O material será utilizado prioritariamente como piso, mas podendo ser utilizado também como revestimento de parede ou divisória, entre outras possíveis aplicações, tais como projetos de estandes para feiras.

Diferencial

Entre os diferenciais do eco revestimento, Wanner aponta a mudança cultural como o principal. "A inovação e a mudança não serão apenas para a empresa, pois haverá reflexos para a cadeia produtiva e para as famílias de onde serão buscados os resíduos, eliminando o problema de envio destes itens para aterros, o que na maioria das vezes traz prejuízos imensuráveis ao meio ambiente." Segundo ele, o material é um produto 100% reciclado e reciclável, com atributos acústicos e térmicos, apresentado em várias estampas e espessuras, e seu processo tem circulariedade econômica.

Significado particular

Rodrigo Ourives, gerente de operações do Instituto Senai de Tecnologia de Calçado e Logística Industrial, onde o projeto do eco revestimento será desenvolvido, salienta que a iniciativa possui um significado particular para a instituição. "Primeiramente prevê auxiliar em um tema transversal à área calçadista: resíduos industriais. Também, por realizar a comunicação com nosso segmento de logística industrial, tratando de questões como economia circular e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem", sustenta.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.