Tênis da Nike 'feito a gás'

27.08.2021 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

Foto: Nike/Divulgação
Utilização de biomaterial na produção de calçados representará 70% da pegada total de carbono da marca
Visando reduzir a sua pegada ambiental, a Nike produzirá tênis "feitos a gás". O enunciado parece ser estranho e até contraditório, mas faz sentido. A gigante esportiva norte-americana empregará na produção de seus calçados o AirCarbon, material desenvolvido a partir de um biomaterial chamado polihidroxibutirato ou PHB – subproduto natural de microorganismos oceânicos que se alimentam dos gases metano e dióxido de carbono.

Para produzir o AirCarbon em larga escala, a Newlight Technologies, companhia californiana conhecida por capturar carbono em plásticos, replica o processo subaquático do PHB em solo: o biomaterial é seco e transformado em pó e, por fim, derretido em uma substância que poder imitar plástico, fibra e pele animal.

O emprego do biomaterial nos processos produtivos da Nike representam 70% da pegada total de carbono da companhia. "Usar o AirCarbon para substituir, digamos, o cabedal do Nike Air Zoom Pegasus e a palmilha de espuma do Nike Air Force 1 representará uma redução significativa na nossa emissão de carbono", frisa o diretor de sustentabilidade da Nike, Noel Kinder.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.