Varejo cresce 2,3% no Dia dos Pais

15.08.2023 - Redação Exclusivo

As vendas gerais do varejo brasileiro no Dia dos Pais de 2023, apuradas entre os dias 7 e 13 de agosto, aumentaram 2,3% ante período comparável do ano passado. No varejo físico, a comercialização subiu 2,0%, enquanto que no on-line (e-commerce) cresceu 6,3% na relação com o mesmo intervalo de 2022. As informações são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) divulgado nesta terça-feira, 15.

O grupo de setores tradicionalmente relacionados a presentes registrou aumento de 1,8% nas vendas. O destaque foi o segmento de Cosméticos e Higiene Pessoal, com alta de 11,3%. Na sequência, estão Livrarias, Papelarias e afins, com 3,3%; Móveis, Eletro e Depto, com 2,6%; e Óticas e Joalherias, com 1,6%.

As vendas dos demais setores do Varejo subiram 2,4%. Nesta categoria, estão os segmentos que não são considerados presenteáveis, mas podem ser impulsionados pela data comemorativa — como Bares e Restaurantes e Turismo e Transporte, por exemplo.

Regiões

Levando-se em conta somente o Varejo presencial, todas as regiões do País apresentaram crescimento nas vendas, com exceção do Nordeste. O Sudeste cresceu 2,7%, seguido do Norte, com 2,3%. Em seguida, aparecem Sul (+1,9%) e Centro-Oeste (+1,5%). O Nordeste teve queda de 0,4%.

As unidades da federação com os melhores desempenhos foram Minas Gerais (+4,9%), Rio Grande do Sul (+4,6%), Distrito Federal (+4,1%) e Rio de Janeiro (+3,4%).

Matérias relacionadas

VíDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.