Varejista de calçados cria fundo de R$ 20 milhões para investir em startups

01.08.2023 - Redação Exclusivo

Investimento de R$ 20 milhões em 20 startups pelos próximos cinco anos. Esta é a meta do Acelera Ventures, fundo de investimentos criado pela varejista Oscar Calçados (São José dos Campos/SP), e que tem o objetivo de desenvolver iniciativas sob medida, por meio de uma estruturação de inovação aberta, para empresas que buscam soluções inovadoras e, ao mesmo tempo, desejam contribuir com o processo de maturação de organizações (iniciantes) em busca de modelo de negócio escalável (e replicável).

“O Acelera Ventures foi criado com a missão de impulsionar o crescimento e manter o diferencial competitivo de companhias brasileiras por meio de programas de inovação aberta e investimentos em startups que tenham soluções inovadoras”, comenta o CEO do Grupo Oscar, Bruno Constantino.

Em junho, o Grupo Oscar firmou acordo para comprar 63 lojas da Paquetá The Shoe Company (Sapiranga/RS).

Foto: Oscar Calçados/Divulgação.
Oscar Calçados/Divulgação
Varejista Oscar Calçados criou o fundo de investimentos Acelera Ventures

Base de startups

Onze mil startups já estão presentes na base do Acelera Ventures, as quais passam por uma seleção, análise sob medida de "dores" e oportunidades e um processo estruturado e recorrente, antes de se conectar com empresas que queiram atuar com elas para inovação aberta. O processo tem garantia de governança e segurança jurídica pelo fundo de investimentos.

Suporte

As startups terão acesso a empresas que tenham demanda pelo produto ou serviço que elas desenvolvem, smart money (aporte de conhecimento e networking feito por um investidor, além do dinheiro. Além de injetar capital de fato, estes investidores também disponibilizam seus conhecimentos para auxiliar no crescimento da startup), investimento financeiro, apoio aos fundadores, governança para rodadas de investimento e suporte e orientação na elaboração de planos de marketing digital.

“Prezamos pela qualidade da conexão e não pelo volume. As empresas tradicionais, que estão em busca de soluções inovadoras, muitas vezes não sabem como se conectar a essas startups. Ficam em dúvida se contrata os serviços desta, se investem e, nesse caso, nem sempre conhecem as necessidades em termos de governança, para acompanhar o investimento”, explica o CEO da Acelera Ventures, Júlio Mila. “Nosso intuito é entender com profundidade os objetivos estratégicos dessas empresas e, com isso, elaborar um plano adequado para interação com o ecossistema de inovação”, acrescenta Mila.

Parceria

O fundo de investimentos surgiu a partir da parceria da Oscar Calçados com a Treesales (Ribeirão Preto/SP), consultoria especializada em transformação digital e inovação; e a CMP Business (São José dos Campos/SP), empresa com larga experiência em gestão empresarial e governança.

Matérias relacionadas

VíDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.