Forum IBTeC de Inovação provoca indústria calçadista

27.09.2018 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Luis Vieira/IBTeC
Em sua 4ª edição, evento integrou a programação da Semana do Calçado
Com objetivo de provocar e estimular o desenvolvimento da indústria calçadista brasileira, ocorreu nesta quarta-feira, 27 de setembro, o 4º Fórum IBTeC de Inovação. O evento, iniciativa do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), realizado no Hotel Locanda, em Novo Hamburgo/RS, integrou a programação da Semana do Calçado 2018.

Na abertura do evento ocorreu a premiação da maratona tecnológica IBTeCDAY. Natália Ramona Forte, William Rai da Luz e Vinicius Vellar conquistaram o prêmio principal (passagens aéreas para o Vale do Silicio). Eles apresentaram uma solução para alavancar as compras on-line de calçados, atendendo de forma personificada, aproximando a indústria ao consumidor.

O segundo colocado foi o projeto de André da Rocha, que atendeu o desafio de calçados funcionais e recebeu passagem aérea e inscrição para o Campus Party, evento anual da área de Tecnologia da Informação (TI), realizado em São Paulo/SP.

****

Gestão informatizada da indústria

O gerente comercial da Operacional Solution (Blumenau/SC), Márcio Belli, falou sobre “Gestão informatizada da manufatura e a indústria 4.0”. Ele lembrou que o conceito de indústria 4.0 surgiu na Alemanha em 2011, e só foi apresentado ao mundo em 2012. “A denominação conceitua a manufatura inteligente e fábricas com alto grau de automação e com integração de todos os processos”, pontuou. Belli ressaltou que máquinas, pessoas e sistemas se comunicam ao longo das operações industriais, com o objetivo de aumentar a produtividade. “Cada vez mais, pessoas, robôs, máquinas e sistemas precisam estar conectados no processo industrial, para garantir a competitividade das indústrias”, completou.

Belli explicou que, no Brasil, o gargalo que as empresas enfrentarão diz respeito à capacitação da mão de obra, pelas deficiências da nossa educação. “As empresas vão ter que fazer o papel de preparar as pessoas para trabalhar com esta evolução”, apontou.

****

Painel Exclusivo Debates

O diretor de gestão comercial da BR Supply Suprimentos Corporativos (São Leopoldo/RS), Eliandro Arena, abriu o Painel Exclusivo Debates, que teve mediação da jornalista do Grupo Sinos Mary Silva. Arena abordou o tema “Suprimentos indiretos também são estratégicos”. Arena afirmou que o potencial para vendas corporativas por e-commerce no Brasil é de R$ 20 bilhões, mas ainda se tem muito o que percorrer neste setor. A companhia do gestor faturou R$ 450 milhões no ano passado.

O gerente de operações de design da Grendene (Farroupilha/RS), Leonardo Schnorr, falou na palestra “Design e inovação, uma abordagem para SERvir”, sobre a valorização das pessoas no processo de criação. “O desafio de quem trabalha com design é criar pensando nos benefícios para quem vai usar o produto, sem esquecer das pessoas que fazem parte das empresas”, pontuou.

O co-founder e COO da HubSales (São Paulo/SP), Guilherme Artiles, co-founder da HubSales, abordou o tema “A revolução digital e o modelo de negócios marketplace: para onde vamos?” Ele abriu sua fala apresentando informações sobre a realidade das vendas on-line em 2018. No primeiro semestre deste ano, 10% das pessoas que fizeram compras pela internet foram retirar em uma loja física. “O que demonstra que o varejo continuará sendo importante”, destacou.

Ainda de acordo com os dados apresentados por Artilles, no primeiro semestre deste ano foram feitas 27,4 milhões de compras pela Internet. As classes C, D e E responderam por 82% das vendas realizadas pela internet no primeiro semestre deste ano. A região Sul do Brasil é a que mais cresceu neste segmento, com 24% de incremento sobre o volume realizado no primeiro semestre de 2017. As vendas on line movimentaram R# 23 bilhões no primeiro semestre deste ano em todo o Brasil, e a projeção é de que alcancem R$ 54 bilhões até o final do ano.

****

Como será o amanhã?

“As empresas não podem querer resultados diferentes traçando os mesmos caminhos. Muitas empresas passam por dificuldades porque não mudam a forma de fazer”. Esta é uma das afirmações de Marcelo de Elias na palestra “Inovação e a transformação digital: como será o amanhã?” Craidor da Universidade da Mudança, o administrador de empresas é um dos maiores especialistas em gestão e inovação do País. Ele apresentou um panorama do futuro que já alcançou empresas de todos os segmentos.

Sobre as resistências às mudanças, Elias salientou que é preciso se reinventar. “A gente precisa se reinventar e ter em mente que hoje a capacidade de se adaptar e inovar é mais importante que a experiência”, completou.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.