Indústria portuguesa e 4.0 no FF Meeting

25.09.2018 - Nicolle Frapiccini / Jornal NH

O segundo ciclo da Semana do Calçado 2018 começou nesta segunda-feira, 24 de setembro, com mais ação do projeto FF Meeting. Competitividade e indústria portuguesa marcaram os debates dessa edição do encontro que ocorreu no início da tarde, na sede do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefato (IBTeC), em Novo Hamburgo/RS. Dividido em três momentos, o diretor comercial da Master Equipamentos Industriais (Novo Hamburgo/RS), Neori Paim, abriu o encontro ao falar sobre a indústria de calçados portuguesa. Paim observou que as visitas a fábricas de sapatos de Portugal possuem um sistema de produção semelhante ao brasileiro, com predominância de lotes menores. “Eles vêm trabalhando muito a Indústria 4.0.”

Inovação com dever de casa

A Indústria 4.0 na prática foi abordada pelo diretor-executivo da Fundação Certi, Carlos Alberto Fadul Corrêa Alves, no segundo momento do FF Meeting. “São várias as tecnologias existentes, mas a primeira coisa é olhar a metodologia e a empresa em termos de competitividade antes de começar a implantação”, destaca, ao frisar que, primeiro, é preciso otimizar processos e eliminar a ineficiência para então começar a pensar para frente. “Não dá para fazer inovação sem antes fazer o dever de casa”, pontua Alves, ao recomendar que o fabricante de máquinas seja consultado para que sejam alcançadas reduções no processo produtivo.

Debate para falar sobre o cenário

Após as duas palestras, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçado e Afins (Abrameq), Marlos Davi Schmidt, mediou o debate com os palestrantes e o coordenador do GT Indústria 4.0 do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec/Fiergs), Carlos Martini. “Não perdemos o timing ainda, mas, também, a partir de agora não podemos perder mais tempo”, fala Martini, ao dizer que não existe outra saída se não a de um olhar mais abrangente para a questão como o de uma cadeia.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.