Semana do Calçado com muita informação

24.09.2018 - Nicolle Frapiccini e Misael Lima / Jornal NH

Foto: Misael Lima/GES-Especial
Maratona tecnológica IBTeCHDAY abriu a programação do evento setorial
Com o objetivo de promover a competividade e sustentabilidade setorial, por meio de temáticas como produtividade, inovação, sustentabilidade e novas tecnologias, a Semana do Calçado 2018 une a cadeia do couro e do calçado com muita informação. E nesta terceira edição, a programação que começou em 16 de setembro com o IBTeCHDAY segue até o dia 27. Além do início da maratona de desafios tecnológicos, esses primeiros dias da iniciativa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTeC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS) com o apoio da Abicalçados, Abrameq, ACI-NH-CB-EV, Assintecal, CICB, Couromoda e Fenac, teve a realização do Seminário Comercial e da Materioteca Original by Brasil.

O IBTeCHDAY deu o start na Semana do Calçado 2018. A maratona tecnológica do IBTeC reuniu sete equipes presenciais e cinco on-line para analisar desafios propostos pela indústria e apresentar soluções tecnológicas que otimizem processos. Os grupos tiveram um dia para desenvolver as propostas e as apresentar a uma banca.“São 12 desafios propostos pelo setor produtivo que apresentam gargalos tecnológicos e os participantes devem demonstrar uma melhoria. Na primeira edição, tivemos uma solução aplicada e na segunda foram duas ideias selecionadas”, explica o gerente de projetos Tetsuo Kakuta.

****

B2B digital

Dividido em dois dias, o Seminário Comercial teve seu primeiro momento no dia 18 de setembro, na sede da ACI, quando o empreendedor Mauricio di Bonifacio falou sobre Canal de venda B2B digital e seu uso na indústria calçadista. Já no dia 19, no auditório da Fenac, as estratégias inteligentes para transformar dificuldades em vendas abordadas pelo professor e especialista Ricardo Felipe Lemos marcaram o segundo momento.

Seminário para ampliar conhecimentos

No primeiro momento do Seminário Comercial, o empreendedor Mauricio di Bonifacio frisou a importância de a indústria estar presente nos canais on e off. “Nunca se tem uma solução única, se tem partes que formam uma solução. Esteja no maior número de canais possíveis e aprenda a trabalhar neles”, falou Bonifacio, ao lembrar que cada cliente B2B é um consumidor diferente com preço, condições e prazos diferentes.
As estratégias inteligentes marcaram o segundo momento do seminário. Lemos afirmou que, se as empresas continuarem fazendo as mesmas coisas, os resultados serão menores. “O mercado está revirado. Tem gente que vai cair no buraco, quebrar a suspensão porque está dirigindo em uma estrada com obstáculos como se fosse uma autoestrada. Quanto mais o cliente retorna, muitos vendedores perdem o interesse, mas quanto mais ele procura é porque está interessado.”

****

Materioteca: inspirações

Para auxiliar na busca de novos fornecedores e inspirações, a Materioteca Original by Brasil teve atendimentos individuais nos dias 18 e 19 de setembro. A coordenadora de estilo da Oficina de Estilo, Jéssica Ramos Machado, contou que participou porque muitos clientes pedem inspirações para o desenvolvimento das coleções. “Gostei que tem muitos fornecedores e vi uma matéria-prima mais arrojada.” O consultor do Núcleo de Design da Assintecal, Douglas Panatta, destacou que um dos pontos altos do projeto é fomentar esse contato.

Programação intensa nesta semana

O FF Meeting abre os trabalhos nesta segunda-feira, 24. O encontro das entidades setoriais começa às 13h30, no IBTeC, em Novo Hamburgo/RS, e terá uma apresentação sobre a indústria de calçados brasileira, comparada com a portuguesa, além de um debate sobre a Indústria 4.0 na prática. Já na terça-feira, 25, é a vez da já tradicional Análise de Cenários. A Semana do Calçado terá ainda o 4º Fórum IBTeC de Inovação e o FF Exchange.

****

Painel Exclusivo Debates

No dia 26 de setembro, é a vez do Painel Exclusivo Debates, no Hotel Locanda. A atração ocorre durante o 4º Fórum IBTeC de Inovação, queo começa com a premiação do IBTeCHDAY e segue com palestra sobre indústria 4.0, de Márcio Belli. No encerramento, palestra “Inovação e a transformação digital: como será o amanha?”, com o administrador de empresas e especialista em inovação, Marcelo de Elias.

Programação e inscrições

A programação completa, bem como informações sobre como participar da Semana do Calçado 2018 podem ser conferidas no site oficial.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.