Rede de lojas implementa projeto de Realidade Aumentada no varejo brasileiro de moda

09.12.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Renner/Divulgação
Inicialmente, três modelos de calçados estão disponíveis para a experiência digital
A Renner (Porto Alegre/RS), ecossistema de moda e lifestyle com 600 lojas no Brasil, em parceria com a plataforma digital Snapchat colocou em prática um projeto pioneiro voltado à tecnologia de Realidade Aumentada (RA), considerada uma das principais tendências do varejo eletrônico de moda no mundo.

A iniciativa trouxe ao mercado brasileiro uma lente inovadora do Snapchat, conhecida como Try-On. Com ela, usuários da plataforma podem experimentar produtos da Renner. Inicialmente, três modelos de calçados estão disponíveis para a experiência digital, mas a ideia é ampliar em breve o número de produtos que podem ser experimentados via Realidade Aumentada.

Para ter acesso à tecnologia é necessário ter o Snapchat instalado no smartphone e a partir dele acessar a lente Try-On. Também é possível utilizar o recurso por QR Code. Os códigos foram espalhados por lojas da Renner, para onde os usuários devem apontar a câmera de seus celulares.

“Esse é apenas o primeiro passo em direção a uma realidade que otimiza a experiência presencial dos compradores, com oportunidades cada vez mais ‘touchless’. A Realidade Aumentada, com uma avançada tecnologia Try-On, conecta os Snapchatters às suas compras por meio de seus dispositivos móveis, tornando a experiência de compra incrivelmente fácil e relacionável”, diz Andre Joel, head de Parcerias de Vendas para a América Latina na Snap Inc..

Tecnologia em alta

 Ainda de acordo com o executivo, mais de 200 milhões de pessoas utilizam o Snapchat diariamente e o número de usuários da tecnologia de Realidade Aumentada cresceu mais de 40% no primeiro trimestre de 2021, quase o dobro do crescimento de usuários ativos diários.

Outros projetos

No caso da Renner, além dos calçados, o objetivo é que as Lentes Try-On possam ser utilizadas em produtos como relógios, camisetas, óculos, bijuterias e maquiagens.

“Percebemos que o cenário imersivo está cada vez mais presente e temos avançado muito em tecnologias pioneiras para atender esta demanda. A parceria com o Snapchat nos permitiu criar uma nova experiência realista e inspiradora para o varejo de moda no Brasil, colocando o cliente no centro das inovações. E o modelo ‘phygital’ permite expressar nossa cumplicidade e conexão emocional despertando sensações e também conscientizando a população sobre sustentabilidade e sobre nossa estratégia de moda responsável”, completa Maria Cristina Merçon, diretora de Marketing Corporativo da Lojas Renner.

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