Renner compra plataforma de venda de calçados usados

16.07.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Lojas Renner/Divulgação
Esta é a primeira aquisição da rede com recursos obtidos na oferta de ações, que levantou cerca de R$ 4 bilhões em abril
A Lojas Renner (Porto Alegre/RS) anunciou, nesta quinta-feira (15), a assinatura do contrato para compra do Repassa, startup de venda on-line de roupas, calçados e acessórios usados. A companhia não deu detalhes de valores, pois a transação ainda deve ser concluída nos próximos 30 a 40 dias. Este é o primeiro movimento de aquisição com os recursos da oferta subsequente de ações (follow-on) que levantou cerca de R$ 4 bilhões em abril.

Em comunicado, a Renner destaca que a startup atende aos seus três pilares de negócios: inovação, digitalização e sustentabilidade. "A caminhada da companhia na construção de seu 'ecossistema de varejo' (em que o cliente, em um mesmo ambiente, faz compras com recorrência, encontra diferentes meios de pagamento e serviços de crédito) está apenas no início", diz a nota.

Parceria

O Repassa conta com 300 colaboradores. Em 2020, a Renner iniciou uma parceria com a empresa, quando algumas lojas da varejista passaram a fornecer as Sacolas do Bem, utilizadas pelos usuários para colocar e enviar ao Repassa as peças a serem revendidas.

O modelo da empresa foi considerado interessante pela Renner, pois a plataforma se responsabiliza por toda a jornada do cliente. Quem tem peças para vender pode retirar as sacolas gratuitamente nos pontos indicados pela startup - dentre eles, 15 lojas da Renner - ou comprar a sacola pela Internet. Depois de enviar os produtos pelos Correios, o cliente recebe a informação de quais foram considerados aptos para a venda e quais são mais indicados para a doação, por exemplo. O Repassa higieniza, fotografa e organiza as peças e os anúncios. Após a venda, a empresa paga quem disponibilizou o produto.

Previsão de crescimento na venda de usados

Em teleconferência com investidores sobre a aquisição, a diretoria da Lojas Renner salientou o potencial crescimento do mercado de revenda de peças de vestuário usadas.

Segundo dados disponibilizados na apresentação da companhia, o mercado brasileiro de revenda de moda deve crescer 4,4 vezes de 2019 a 2025, totalizando R$ 31 bilhões. O mercado mundial de revenda, por sua vez, cresce 25 vezes mais rápido do que o de moda convencional.

De acordo com a companhia, 40% da geração Z já consome do mercado de revenda. Além disso, em 2020, 43% dos consumidores em geral disseram comprar de marcas sustentáveis, ante 18% em 2019.

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