O setor de componentes de calçados também sente as transformações ocasionadas pela pandemia. Com os contatos presenciais restritos, buscar novas formas de levar o produto até o cliente se tornou indispensável. Apesar do desafio, muitas empresas estão colhendo bons frutos com as mudanças.
É o caso da Caimi & Liaison, de Novo Hamburgo/RS, que trabalha com matéria-prima para calçados, bolsas e acessórios, e intensificou ao longo da pandemia o contato digital com clientes e parceiros. No dia 17 de março, apresenta sua primeira Live Commerce, uma experiência de compra em que as vendas são feitas on-line, por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais ou plataformas especializadas.
"Nosso canal de vendas digital foi e está sendo de extrema importância nesse momento de distanciamento social. É a forma de estarmos presentes, próximos de nossos clientes. E a Live Commerce está dentro deste contexto, sendo mais um formato de vendas", afirma Nádia Machado, da área de Marketing da Caimi & Liaison.
Em março de 2020, durante a 44ª Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes –, a Caimi & Liaison lançou seu e-commerce, um canal de vendas B2B (Business to Business, ou em português, de Empresa para Empresa), em que estão disponíveis todos os produtos de sua coleção vigente.
Transformação
Para a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) é tempo de mudanças. "As marcas precisam avaliar seus processos, produtos e canais de vendas. O canal digital não é um paliativo por causa da pandemia e, sim, um espaço que veio para ficar. Não acreditamos que o digital substitua a venda tradicional. Mas as empresas precisam se preparar para participar de exposições on-line, rodadas de negócios, ter um ambiente atrativo para a apresentação de lives e produtos", avalia a supervisora de Marketing da Assintecal, Bárbara Schlindwein.
Além disso, o empreendimento implementou um e-commerce e uma loja física, e criou uma nova marca direcionada ao público B2C (Business to Consumer, ou em português, de Empresa para Consumidor), para atender especificamente artesãos.
"O ano de 2020 foi um marco para a RR Componentes, crescemos cerca de 60% em comparação ao ano anterior. Com a pandemia tivemos que agir e a tecnologia foi nossa aliada, investimos na implementação de uma equipe de Marketing, oferecemos treinamentos e assim desenvolvemos estratégias, pensamos e executamos ações quem tem sido bem-sucedidas", avalia o sócio-fundador da RR Componentes, Rafael Santos da Silva.