Lideranças do cluster calçadista de Portugal apresentam plano estratégico

06.10.2020 -

Foto: Reprodução
“Plano estratégico do cluster do calçado português: conhecimento, inovação e tecnologia”. Este será o tema do primeiro painel do 6º Fórum IBTeC de Inovação, que será realizado na manhã desta quarta-feira, 7 de outubro, como uma das atividades da Semana do Calçado 2020.

O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos - IBTeC - convidou lideranças do setor calçadista português para compartilhar a sua história no processo de retomada do protagonismo da indústria calçadista do país europeu, que vem obtendo resultados positivos em seu reposicionamento como fabricante de calçados. No encontro, a proposta é conhecer o plano estratégico de desenvolvimento para o setor calçadista de Portugal, buscando referências do case, através dos resultados alcançados com as estratégias de exportação, novas tecnologias utilizadas, design, qualidade dos produtos e o modelo de gestão.

O painel agendado para as 10h30 desta quarta-feira, nos canais o Instituto no Facebook - https://www.facebook.com/ibtecbrasil e no Youtube https://www.youtube.com/ibtecbrasil. Como debatedores, o diretor geral do CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, Leandro Mello, e o diretor geral da APICCAPS - Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, João Maia. Como mediador, o presidente executivo do IBTeC, Paulo Griebeler.

Paulo Griebeler comemora a possibilidade de compartilhar informações com as indústrias do setor calçadista europeu, lembrando que “nosso propósito é disseminar a cultura de inovação, a fim de preparar, instigar e inspirar as empresas brasileiras dos setores de calçado, couro, materiais, confecção, têxtil e EPI para o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços, proporcionando diferenciais competitivos para a indústria nacional”.

SEGUNDO PAINEL DO FÓRUM SERÁ REALIZADO QUINTA-FEIRA

O segundo painel do 6º Fórum IBTeC de Inovação será realizado quinta-feira, 8 de outubro, a partir das 16h45, com o tema “A inovação como fator de desenvolvimento econômico e de competitividade industrial”.

Como debatedores, Gianna Sagazio, diretora de inovação da CNI (Confederação Nacional da Indústria); Luis da Cunha Lamb, Secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, e Paraskevi Bessa Rodrigues, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo. O vice-presidente executivo do IBTeC, Dr. Valdir Soldi, será o mediador do painel, que também será transmitido pelos canais digitais do Instituto.

A Semana do Calçado é uma ação idealizada pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos - IBTeC e Sebrae RS, que tem como realizadores ainda: Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, Abrameq - Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins, ACI-NH/CB/EV - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Assintecal - Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, CICB - Centro das Indústrias de Curtume do Brasil, Couromoda Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos, Fenac Experiências Conectam, Francal Ablac Show, IBB – Instituto By Brasil, Merkator Feiras e Eventos e NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica do IBTeC.

Todas as atividades são gratuitas e poderão ser acessadas em links disponibilizados no site www.semanadocalcado.com.br que reúne todas as informações sobre a Semana, com os links de acesso a cada evento.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.