Semana do Calçado 2020: para discutir a realidade e projetar o futuro do setor

02.10.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Reprodução
Programação ocorre entre os dias 5 e 8 de outubro, em formato on-line
Está tudo pronto para a Semana do Calçado 2020. São quatro dias de atividades com a participação das entiddes e das promotoras de feiras do setor, com o objetivo de discutir a realidade e projetar o futuro do segmento. Novos caminhos. Novas soluções é o tema central da programação, que ocorre de 5 a 8 de outubro, em formato on-line, com acesso gratuito pelo site www.semanadocalcado.com.br.

Programação

Segunda-feira, 5 de outubro

No dia 5 de outubro, às 11h, ocorre o painel Conexão Couromoda Especial Semana do Calçado - Os Desafios e Oportunidades da Indústria e do Varejo no Pós-Covid. O empresário Jorge Bischoff, CEO do Bischoff Group (Igrejinha/RS), detentor das grifes JB e Loucos & Santos, será o protagonista do evento. Bischoff responderá perguntas de Patrícia Cotti, diretora-executiva do Ibevar e professora do LABFIN.PROVAR/FIA; Marcos Andrade, presidente da Abiesv; e Airton Manoel Dias, diretor do Comitê Couromoda de Varejo, com mediação do jornalista Mauro Moraes, editor-chefe do Couromoda.com.

Ainda na segunda-feira, às 16h, Fenac Experiências Conectam-Fimec, Merkator Feiras e Eventos e Francal Ablac Show promovem uma série de três mini palestras sobre produção e gestão de conteúdos para as redes sociais. Os temas que serão tratados são: Propósito de marca para se aproximar dos consumidores, com Maicon Dias, founder e CEO da Gampi Casa Criativa; Um papo descomplicado sobre como exercer a criatividade na produção de conteúdo, com Kika Monteiro, gerente de comunicação e marketing da Francal Feiras, e Qual é a história que você conta? Gestão e posicionamento nas redes sociais”, por Renata Arteiro, da Talenttare Conteúdo e Criatividade.

Terça-feira, 6 de outubro

Às 8h, a Abicalçados apresenta o Programa Origem Sustentável - certificação para as empresas brasileiras da cadeia produtiva do calçado que incorporam a sustentabilidade em seus processos produtivos segundo indicadores em cinco dimensões: econômico, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. Nesta mesma oportunidade, também será apresentado o CSCB - Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro - programa do CICB – que é uma iniciativa focada para os curtumes e busca garantir o uso de processos sustentáveis dentro da cadeia produtiva do couro brasileiro. Abicalçados, Assintecal e CICB, através do CSCB promovem esta atividade da Semana do Calçado.

De terça (6) a quinta (8 de outubro), a Abicalçados, Assintecal, Inspiramais, Abrameq, CICB, IBTeC, Sebrae RS e Senai promoverão Rodadas de Negócios, para facilitar o processo de conexão de compradores e fornecedores da cadeia produtiva do calçado.

Quarta-feira, 7 de outubro

Às 10h30, o IBTeC promoverá o 6º Fórum IBTeC de Inovação, com o painel Plano Estratégico do cluster do calçado português: conhecimento, inovação e tecnologia. O diretor geral do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, Leandro Melo, e o diretor geral da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos), João Maia, serão os palestrantes.

Também na quarta-feira, das 17h às 19h30, o Sebrae promoverá o workshop Inovação Centrada no Cliente, atividade que integra o Programa Startup RS Shoes / IBTeCHDAY, com a apresentação de soluções inovadoras em processos, produtos e materiais para a cadeia calçadista. O Startup RS Shoes é apoiado pelo IBTeC, que premiará a startup destaque ao final do programa com o valor de R$ 10 mil, para ser aplicado exclusivamente na solução desenvolvida no programa, conforme regramento.

Quinta-feira, 8 de outubro

Às 10h30, Marcos Dillemburg, diretor de Tecnologia e operações da Novus Produtos Eletrônicos, será o palestrante no painel Movimento 4.0: o desafio na prática. O objetivo é contextualizar os avanços do setor calçadista no Brasil em direção à Indústria 4.0 e o que ainda poderá ser feito para tornar as fábricas mais tecnológicas e eficientes.

A partir das 16h45, o IBTeC promove o segundo painel do Fórum IBTeC de Inovação, com o tema A Inovação como fator de desenvolvimento econômico e de competitividade industrial. Como debatedores, Gianna Sagazio, diretora de inovação da CNI (Confederação Nacional da Indústria); Luis da Cunha Lamb, Secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, e Paraskevi Bessa Rodrigues, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo.

Organização

A Semana do Calçado é uma ação idealizada pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e Sebrae RS, que tem como realizadores ainda: Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, Abrameq - Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins, ACI-NH/CB/EV - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Assintecal - Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, CICB - Centro das Indústrias de Curtume do Brasil, Couromoda Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos, Fenac Experiências Conectam, Francal Ablac Show, IBB – Instituto By Brasil, Merkator Feiras e Eventos e NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica do IBTeC.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.