Desoneração da folha: expectativa é de que veto do presidente seja derrubado

08.09.2020 - Nicolle Frapiccini/Jornal NH

A expectativa para esta semana é de que seja analisado o veto 26 do presidente Jair Bolsonaro. Se a análise se confirmar, uma das preocupações da indústria de calçados deve ser amortizada. A expectativa em Brasília é de que a desoneração da folha de pagamentos, prevista para terminar no final de 2020, será prorrogada como constava no texto final da, então, Medida Provisória 936.

"Está muito claro que o veto vai ser derrubado", afirma o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista, deputado federal Lucas Redecker. O parlamentar salienta, ainda, que o que definirá a ação é a reunião de líderes do Congresso. 

O veto de Bolsonaro é com relação à prorrogação da desoneração da folha de pagamentos até o final de 2021. A medida atinge 17 setores da economia, entre eles o calçadista.

Em busca da competitividade
Como vamos nos organizar para sermos competitivos no pós-pandemia? Essa, na avaliação de Redecker, é a pergunta que deve ser feita e que, para o setor calçadista, está relacionada com a manutenção da prorrogação da folha de pagamentos.

"Já estamos em setembro e as empresas precisam de previsibilidade para planejar 2021. Por isso, também, a perspectiva é grande de que o assunto seja analisado na quarta-feira". Paralelo a isso, em maio, Redecker apresentou o PL 2911 pedindo a manutenção da desoneração até o final de 2022. A tramitação está parada com a pandemia.

Valorizar o calçado nacional
Na última semana de agosto, a campanha "Um Sapato pelo Brasil" movimentou o setor calçadista. Inédita no Brasil, a iniciativa foi uma ação sincronizada nas redes sociais e buscou valorizar o calçado verde-amarelo, mostrando sua importância social e econômica.

Um dos adeptos da campanha, Redecker frisa que em momentos de crise é importante deixar claro que o produto gera valor agregado para a vida das pessoas. "A pandemia nos ensina a valorizar e prezar pelo nosso produto com uma sensibilidade para essa questão."

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.