Negócios
Paquetá vai demitir mais 90 trabalhadores no Rio Grande do Sul
Na semana passada, calçadista já havia desligado quase 500 funcionários em suas cinco fábricas
Última atualização: 10/09/2024 14:15
A tradicional fabricante e varejista de calçados Paquetá The Shoe Company (Sapiranga/RS) deve demitir, nos próximos dias, pelo menos, 90 trabalhadores que atuam em sua matriz, em Sapiranga/RS, no Vale do Sinos. A informação foi confirmada ao Exclusivo nesta segunda-feira, 27, pelo Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga e Região.
"Em conversas com a àrea de recursos humanos da empresa, eles nos informaram que as demissões são necessárias para ajustamento de folha de pagamento e pedidos", conta o secretário geral da entidade sindical, Leandro Rodrigues dos Santos.
Dos quase 500 trabalhadores demitidos pela Paquetá em suas cinco fábricas no País na semana passada, dez atuavam na matriz em Sapiranga. "Demissões essas de vários setores e salários", frisa Dos Santos.
Pagamento dos direitos trabalhistas
Por não haver a necessidade de homologação do termo rescisório, os trabalhadores demitidos em Sapiranga não têm solicitado auxílio ao sindicato dos sapateiros. "Portanto, não sabemos como está sendo feito o pagamento dos devidos valores. Mas, se necessário for, o sindicato tem um quadro jurídico que sempre dá o suporte e encaminha as ações trabalhistas", explica o secretário geral do Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga e Região.
Por outro lado, falta mão de obra
Nesta segunda-feira, 27, o Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga e Região foi contatado por fabricantes de calçados do Vale do Sinos. “Eram empresas que estavam atrás de mão de obra. Pediram para que indicássemos eles para os trabalhadores que tinham sido demitidos da Paquetá”, menciona Dos Santos.
Atualmente, o setor calçadista emprega 12 mil pessoas em Sapiranga. Conforme o Sindicato dos Sapateiros há falta de mão de obra. “Todas as empresas têm falta de mão de obra, principalmente a mais qualificada”, aponta. “Toda semana, empresas pedem para colocar cartaz no sindicato com vagas, inclusive, com carro de som anunciando as oportunidades”, completa o secretário geral da entidade sindical.
Recuperação judicial
Desde junho de 2019, a Paquetá The Shoe Company, que engloba operações de indústria e de varejo de calçados, está em recuperação judicial, com uma dívida da ordem de R$ 428 milhões e cerca de 12 mil credores.