Paquetá demite quase 500 funcionários
A Paquetá The Shoe Company (Sapiranga/RS), empresa com 77 anos de mercado e que engloba operações de indústria e varejo de calçados, demitiu, nesta semana, 487 funcionários em cinco unidades produtivas nos estados do Ceará, da Bahia e do Rio Grande do Sul. Os desligamentos representam 6,5% da força de trabalho da companhia, que está em recuperação judicial desde junho de 2019 – tem dívida estimada pelos administradores judiciais em R$ 428 milhões e cerca de 12 mil credores.
Ao Exclusivo, a Paquetá The Shoe Company informa que as demissões resultam da recessão econômica mundial, que tem afetado o consumo de calçados e consequentemente a demanda produtiva da empresa, e de que não estariam relacionadas ao processo de recuperação judicial.
“Diante deste cenário se fez necessário a adequação do quadro de colaboradores nas nossas unidades produtivas, buscando a perpetuidade do negócio. Informamos que as adequações de demandas e quadro de colaboradores não têm relação com o processo de Recuperação Judicial que vem sendo cumprido integralmente, conforme acordado”, diz o comunicado da empresa.
A gerente de gente e gestão da Paquetá The Shoe Company, Manoele Rubiane Schneider, confirmou ao Exclusivo nesta sexta-feira, 24, que os desligamentos ocorreram nas áreas produtivas de todas as cinco fábricas da companhia: Pentecoste/CE, Uruburetama/CE, Itapajé/CE, Ipirá/BA e Sapiranga/RS (matriz). A empresa descartou a possibilidade de fechamento de qualquer uma destas plantas fabris.
Operações
As cinco fábricas da Paquetá The Shoe Company têm capacidade para produzir 8 milhões de pares de calçados por ano. A companhia conta com uma rede varejista, que possui 68 lojas das bandeiras Paquetá, Paquetá Esportes e Gaston. A empresa também é proprietária das marcas Capodarte, Dumond e Ortopé – licenciada pelo Grupo Dok (Birigui/SP).
Share this content: