Marca de tênis lança personalização de calçados sob demanda
Uma das principais marcas globais de tênis lançou, recentemente, um serviço de personalização de calçados sob demanda. Inicialmente, o projeto, capitaneado pela japonesa Asics, oferece o desenvolvimento de palmilhas ajustadas no formato individual dos pés do consumidor. Do mesmo modo, a iniciativa conta com a parceria da Dassault Systèmes, multinacional francesa líder mundial na criação de softwares de desenho em 3D.
Siga o Exclusivo no Instagram
O COO da Asics, Mitsuyuki Tominaga, destaca que o projeto “aproveita a tecnologia avançada e a experiência de duas empresas líderes em seus setores para fornecer o melhor benefício a cada cliente”. Nesse sentido, o CEO da Dassault Systèmes, Pascal Daloz, acrescenta que “compartilhamos o compromisso da Asics com inovações que melhoram a saúde e o bem-estar. Nossa parceria reflete isso ao demonstrar uma abordagem holística para uma produção que prioriza a experiência do consumidor”.
Grupo Asics negocia uma de suas marcas com dono da Clarks
Combinação de tecnologias na personalização de calçados
O serviço de personalização está sendo oferecido a partir do Asics Personalization Studio, uma espécie de fábrica ultracompacta, instalada, desde agosto, em Paris, na França. A estrutura modular combina a plataforma 3Dexperience e a tecnologia de gêmeos virtuais – modelo virtual de um objeto físico –, da Dassault Systèmes, com a tecnologia proprietária para esportes da Asics.
A Asics utiliza seu know-how exclusivo, apoiado pela tecnologia de modelagem e simulação da Dassault Systèmes. Nesse sentido, esses processos acabam sendo utilizados para projetar palmilhas com base nos dados individuais dos pés dos usuários, modeladas e simuladas na plataforma 3Dexperience.
Impressão 3D
A tecnologia avançada de impressão 3D acaba sendo aplicada para criar a palmilha. O componente é produzido com um material altamente flexível para fornecer excelente maciez e respiração para os pés. “O nível exato de maciez pode variar em diferentes partes do pé. O que auxilia na recuperação física, reduzindo a tensão ao mesmo tempo em que melhora o desempenho”, explicam as empresas em comunicado conjunto enviado ao Exclusivo.
Próximos passos
Por fim, a Asics planeja realizar testes operacionais e monitorar a satisfação dos usuários como parte de um período de testes para um futuro lançamento comercial mais amplo. Em 2025, o Asics Personalization Studio será transferido para o Japão para novos testes e, no futuro, a empresa considera aplicar a tecnologia a outros produtos de footwear, além das palmilhas.
Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail
Share this content:
Publicar comentário