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Marca de calçados estuda começar a produzir na Índia

México 66, campeão de vendas da Onitsuka Tiger

Marca de calçados estuda começar a produzir na Índia

Uma marca de calçados, que concentra sua produção em diversos países asiáticos, planeja começar a produzir na Índia. A japonesa Onitsuka Tiger, uma subsidiária do grupo Asics (Asics Corporation) considera estabelecer uma base de produção em solo indiano. A mudança estratégica faz parte dos esforços da etiqueta do tênis campeão de vendas, México 66 – chegou a ser produzido no Brasil –, para acelerar o crescimento na região. “A fabricação local não só poderia melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos, mas também agregar muito valor”, comenta o vice-presidente da Onitsuka Tiger, Ryoji Shoda.

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Em entrevista ao jornal financeiro indiano Mint, Shoda observa o mercado de calçados e vestuário premium em rápida expansão na Índia. Nesse sentido, ele reitera que a produção local pode aumentar a proposta de valor da marca.

México 66, campeão de vendas da Onitsuka Tiger
Divulgação/Onitsuka Tiger México 66, campeão de vendas da Onitsuka Tiger

Crescimento de dois dígitos na Índia

A Onitsuka Tiger viu um crescimento de dois dígitos na Índia no último ano. Uma tendência que Shoda credita ao desempenho das lojas existentes, não das novas. A empresa atualmente tem 11 pontos de venda físico no país e planeja abrir mais dois em 2025. O executivo também acrescentou que os clientes indianos que compraram seus produtos no exterior seguem visitando as lojas da marca na Índia.

Shoda classifica a Índia como um mercado “crucial” para a Onitsuka Tiger. Ele considera a enorme base de consumidores, crescente riqueza, uma juventude preocupada com a moda e crescente demanda por produtos premium no país asiático.

De acordo com estimativas da indústria, o mercado de calçados da Índia crescerá a uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) de 4,8% entre 2023 e 2028, ultrapassando 2.225 milhões de pares até 2028. Além disso, o valor geral do mercado de calçados indiano ficou em cerca de US$ 17 bilhões em 2023, impulsionado pelo aumento da renda disponível e consumidores preocupados com o estilo.

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