Maior produtor de calçados do mundo investe US$ 280 milhões em fábrica
Produzindo em torno de 270 milhões de pares por ano, a maior fabricante de calçados esportivos e casuais do mundo anunciou um investimento da ordem de US$ 281 milhões em uma planta fabril, em Tamil Nadu, no sul da Índia, onde é projetada a abertura de 20 mil postos de trabalho. Os recursos e a mão de obra são destinados à unidade produtiva da High Glory Footwear, subsidiária indiana do gigante taiwanês Pou Chen Group, que terceiriza sua produção para marcas como Nike, Adidas, New Balance e Timberland.
A instalação da fábrica também conta com subsídios fiscais do governo indiano, que também ficou responsável por obras de infraestrutura, que incluem manutenção e construção de estradas, implantação de serviços de telecomunicações, água e eletricidade.
A partir do investimento, dividido em duas fases, a empresa taiwanesa projeta abrir 20 mil postos de trabalho na Índia ao longo dos próximos 12 anos.
Mais de 8 mil demissões
Por outro lado, entre junho e julho do ano passado, o Pou Chen Group demitiu quase 6 mil funcionários no Vietnã (país responde por 33% da produção da gigante e é o segundo maior centro de produção da empresa, atrás da Indonésia), devido à uma queda nos pedidos (baixa demanda) – antes dos desligamentos, a companhia havia reduzido as horas de trabalho de 20 mil colaboradores e dispensado outros 2,3 mil empregados.
Polo produtivo
Segundo o governo indiano, a região de Tamil Nadu é responsável por 45% das exportações de calçados do país nos últimos cinco anos. Além de concentrar um polo de componentes para a indústria calçadista, no estado estão instaladas fábricas, que produzem para grifes como Giorgio Armani e Gucci.
Share this content:
Publicar comentário