Negócios
Maior fabricante de calçados esportivos do Brasil inaugura expansão no RS
Desde 2018 empresa segue com os aportes em seu plano de investimentos
Última atualização: 01/07/2024 14:34
A Vulcabras (Jundiaí/SP), maior fabricante de calçados esportivos do Brasil – produziu 31,7 milhões de pares no ano passado –, inaugurou, nesta sexta-feira (10), a expansão de seu centro de pesquisa e desenvolvimento (considerada a maior estrutura deste nível na América Latina), em Parobé/RS, no Vale do Paranhana. A ampliação faz parte do plano de investimentos para a modernização da empresa aportados desde 2018.
No centro de pesquisa, a Vulcabras desenvolve produtos e tecnologias para a marca própria Olympikus e para as licenciadas, a norte-americana Under Armour e a japonesa Mizuno. "Daqui (centro de pesquisa e desenvolvimento), nos próximos meses, vão sair muitas novidades para o mercado esportivo e lifestyle", disse o CEO da Vulcabras, Pedro Bartelle, em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, durante a inauguração do espaço nesta sexta-feira, ao lado do diretor de pesquisa e desenvolvimento da calçadista, Evandro Kollet.
Sinergia e eficiência
Em entrevista ao Exclusivo, o CEO da Vulcabras destaca que o investimento no centro de pesquisa e desenvolvimento "dá mais sinergia e eficiência" aos processos da empresa diante de grandes players internacionais. "Para competir no mercado global com os maiores produtores asiáticos, aprendemos a atuar de uma maneira mais ágil e flexível, e altamente produtiva. Hoje somos mais produtivos que os asiáticos. Nosso parque industrial é composto por tecnologia de ponta, modernas tecnologias produtivas e produção de nível mundial, o que nos permite entregar ao nosso cliente um grande diferencial competitivo: a flexibilidade de entregar com rapidez os produtos com tecnologia de padrão internacional", comenta.
Foco no segmento esportivo
Após a decisão de focar o negócio no segmento esportivo, a Vulcabras adquiriu em 2018 o licenciamento da Under Armour, que segundo Bartelle tem "no treino e no basquete suas fortalezas globais". Há três anos, a companhia licenciou para a Grendene (Farroupilha/RS) a marca Azaleia, de moda feminina, concentrando seus esforços no segmento de calçados, roupas e acessórios esportivos. Em 2021, a empresa comprou a operação da Mizuno no Brasil. "Mais um nome de peso e de altíssima credibilidade entre os brasileiros, acelerando o nosso processo de crescimento e consolidando nossa atuação no mercado esportivo", frisa o executivo.