Indústria calçadista é algo natural na trajetória de Amauri Henrich
A série Feed de Mercado dá sequência ao projeto Calçado & Carreira. Capitaneado pelo Jornal Exclusivo e Orisol do Brasil, apresenta cases inspiradores e valoriza os profissionais que fazem a diferença no setor calçadista, tanto no mercado nacional como internacional.
Vivenciar o mundo da indústria do calçado é algo, literalmente, natural para Amauri Henrique Henrich, 56 anos. Também pudera, ele é neto de Cyrillo Henrich, uma das lendas do setor calçadista brasileiro e fundador da tradicional fabricante de calçados e acessórios femininos Henrich & Cia Ltda (Dois Irmãos/RS), companhia detentora da renomada marca Carrano e que neste ano completa sete décadas de mercado. Atualmente, Amauri é o diretor comercial e industrial da empresa criada por seu avô e que “tem o DNA do calçado em sua natureza há quase 70 anos”.
Sobre o peso e a responsabilidade de carregar um sobrenome histórico na indústria calçadista, de uma família referência no desenvolvimento e na produção, o diretor comercial e industrial da Henrich & Cia é categórico. “É uma responsabilidade grande. Porém, longe de ser um peso. Para mim como neto é uma honra e um privilégio poder dar continuidade no legado do meu avô Cyrillo Guilherme Henrich”, comenta.
O ingresso de Amauri na empresa ocorreu na adolescência, por influência do pai, José Edio Henrich, o Maneca, e do tio, Gilberto Cyrillo Henrich. “O incentivo foi de forma natural. Sempre estive no meio. O período que não estava na escola passava na casa da minha avó Verena, que costurava para a fábrica. Depois começaram a me levar para as feiras de máquinas e de calçados. E por fim decidi estudar em escolas técnicas. Aí não teve jeito”, conta o gestor, que se formou, na década de 1980, no curso de modelagem de calçados, no Centro Tecnológico do Calçado – atual Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial –, em Novo Hamburgo/RS; e na Milano Arsutoria School, considerada a mais renomada escola técnica no setor de calçados, artigos de couro e acessórios do mundo, em Milão, na Itália. Da família Henrich, fazem parte da direção da empresa, além de Amauri, o tio Gilberto, o irmão Humberto e o primo Renan.
Evolução profissional
Amauri considera que as formações técnicas no calçado foram determinantes para a sua evolução profissional. “Ambas as formações foram muito importantes para o meu desenvolvimento na empresa. Me deram o conhecimento e técnicas para seguir no ramo com mais tranquilidade”, comenta.
Sobre se considerar um sapateiro, o gestor é enfático: “me considero um sapateiro, sim. Por mais que hoje atue em um cargo de liderança estratégica dentro da empresa, sempre vou me considerar um sapateiro”.
Essência e DNA no calçado
Se a tradição e o amor por desenvolver e produzir calçados são questões intrínsecas para Amauri e sua família, toda esta paixão também está enraizada na cultura dos 1,6 mil colaboradores que atuam nas três unidades da Henrich & Cia Ltda (Dois Irmãos/RS, Santa Maria do Herval/RS e Conceição do Almeida/BA). “Em seu DNA, a Henrich & Cia tem alto conhecimento técnico em calçados. Com profissionais que nasceram e cresceram inseridos na cultura, construindo muita expertise na fabricação de calçados”, diz a empresa em sua página oficial no LinkedIn.
Questionado sobre como é a manutenção desta cultura de amor pelo desenvolvimento e pela produção calçadistas enraizados, de a empresa “ter o DNA do calçado em sua natureza” há quase 70 anos, Amauri pontua: “neste ano completamos 70 anos e manter uma cultura forte e de excelência em todas as áreas como mantemos até agora é um forte aliado para a construção desse DNA.”
Sobre a manutenção desse DNA no calçado, o gestor reforça que a busca pela qualidade e pela excelência nos produtos são constantes dentro da história da Henrich & Cia mesmo diante das incertezas do cenário macroeconômico mundial. “Buscamos manter essa essência do DNA Henrich em preservar da melhor maneira possível nossos colaboradores, trabalhando incansavelmente a excelência na fabricação dos calçados, nos reinventando de acordo com os mais diversos cenários econômicos e políticos do nosso País e do mundo”, observa o diretor comercial e industrial.
Experiência
Amauri ingressou no quadro de colaboradores da Henrich & Cia Ltda ainda jovem, passando por diversas funções e cargos até chegar à diretoria da empresa. “Comecei no período de férias escolares, trabalhando na produção. Depois, meu primeiro cargo foi como auxiliar de modelagem. Ao longo dos anos passei por todos os setores até me tornar diretor”, conta o gestor.
Ele observa que essa “bagagem profissional”, de ter atuado em diversas funções na empresa, tem sido essencial na função que exerce atualmente, nas tomadas de decisão. “Essa experiência de passar por diversas funções é importantíssima na minha visão, pois acredito que tendo essa vivência, é possível tomar melhores decisões tanto no âmbito estratégico quanto operacional”, destaca.
Carrano completa 40 anos
No ano passado, a Carrano, marca própria de calçados femininos da Henrich & Cia Ltda completou 40 anos de mercado. “Desde o princípio faço parte do desenvolvimento e da criação da marca”, frisa Amauri.
Atualmente, a Carrano está presente em 90 países. “O alcance mundial que atingimos nas últimas décadas é um grande motivador e nos incentiva a cumprir um desafio diário: criar sapatos e acessórios de moda premium, pautados pelo design, conforto e alta qualidade para acompanhar as mulheres em todos os seus passos”, complementa o gestor.
Capacidade produtiva
Além da marca própria de sapatos e acessórios femininos premium Carrano, a fabricante calçadista Henrich & Cia Ltda também produz calçados no formato private label (produção para terceiros), para as principais etiquetas de moda do Brasil e do mundo. Para atender esta demanda com “alta qualidade e comprometimento com seus parceiros”, Amauri ressalta que a fabricante calçadista possui três unidades produtivas, com mais de 10 linhas de produção, que seguem “rígidos padrões” internacionais de qualidade.
No contexto da manutenção da competitividade diante de grandes players no mercado interno e também no exterior, pauta latente na indústria calçadista, Amauri cita que a Henrich & Cia Ltda tem “buscado novas tecnologias, otimizando seus processos, se reinventando nos mais diversos setores, sempre com o foco em ser mais eficiente e produtiva”.
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