Fornecedor calçadista recupera área atingida por enchente no RS
Para recuperar a mata ciliar de Três Coroas/RS, atingida pela enchente em maio no Rio Grande do Sul, acabou sendo idealizado o projeto Reflora Paranhana. Mapeou-se 20 hectares de áreas degradadas passíveis de recuperação às margens do Rio Paranhana – estas áreas são consideradas essenciais para o equilíbrio ambiental da região. Nesse sentido, a fabricante e fornecedora de componentes para calçados RR Componentes (Três Coroas/RS) é a primeira empresa a adotar área de 2,3 mil metros quadrados, na Rua Farroupilha, no bairro Vila Nova. No local, no dia 5 de outubro, houve o plantio de 300 mudas de árvores nativas.
Inclusive, a RR Componentes chegou a ter a sua sede atingida pela enchente em maio.
Siga o Exclusivo no Instagram
A responsável pelo projeto Reflora Paranhana na RR Componentes, Franciele Bertoldi, explica que antes do plantio das 300 mudas de árvores nativas, a área foi cercada e o solo corrigido. “Escolhemos espécies como jerivá, aroeira-salva, ipê-amarelo, chal-chal e ingá, sempre priorizando a flora nativa da região. A inclusão de várias espécies frutíferas também foi uma estratégia para atrair a fauna, ampliando ainda mais o impacto positivo na biodiversidade do município”, destaca Franciele.
Do mesmo modo, as 300 mudas de árvores nativas plantadas no dia 5 de outubro acabaram sendo doadas pela Sulgás (Porto Alegre/RS). Além disso, o plantio contou com a participação de 50 pessoas, incluindo colaboradores da RR Componentes e voluntários da comunidade local. “Essa ação vai além do simples ato de plantar árvores; é um passo em direção a um futuro mais sustentável para as próximas gerações. Para nós, esse evento representa um marco significativo, pois sabemos que fazemos parte da esperança por um amanhã melhor”, salienta Franciele.
Ação complementar
A área em que foram plantadas as mudas, atingida pela enchente em maio, será monitorada mensalmente, com relatórios de evolução das árvores sendo realizados regularmente. Anteriormente ao plantio, a RR Componentes participou de ação complementar ao projeto, promovendo a limpeza das margens do Rio Paranhana em 10 de agosto. Nesse sentido, a iniciativa teve como objetivo remover resíduos acumulados devido à enchente, resultando na coleta de 10 toneladas de lixo, com a participação de cerca de 65 voluntários, incluindo colaboradores da empresa.
“Com o projeto Reflora Paranhana, queremos mostrar à nossa comunidade que é possível transformar a adversidade em oportunidade”, pontua Franciele.
ESG “enraizado na cultura”
Em nota enviada ao Exclusivo, a RR Componentes explica, sobretudo, que as práticas ESG (sigla que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa) “estão profundamente enraizadas em nossa cultura”. “Acreditamos que a responsabilidade social, a sustentabilidade ambiental e a governança ética são pilares fundamentais para o nosso crescimento”, diz a empresa.
“Nossa intenção é evidenciar que dedicação e ação coletiva podem fazer a diferença. Queremos servir de exemplo para outras empresas, transmitindo uma mensagem positiva de que, juntos, podemos construir um futuro mais sustentável”, completa Franciele.
Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail
Share this content:
1 comentário