Famosa marca de calçados encerra atividades após 44 anos
Uma famosa marca de calçados de luxo está encerrando suas atividades após 44 anos ininterruptos de mercado. A grife francesa Clergerie, que enfrentava problemas financeiros desde 2020, tendo seus negócios impactados, principalmente, pela pandemia de Covid-19 e pela guerra na Ucrânia, foi colocada, na terça-feira (8), em liquidação compulsória pelo tribunal comercial de Romans-sur-Isère, na França. Ao todo, 60 funcionários acabaram sendo demitidos.

O tribunal rejeitou a única oferta de aquisição feita por um acionista de duas das três empresas da maison, a JHJ, que estava em recuperação judicial desde março, e a Tiger Mode.
Marca de calçados em recuperação judicial
Em 2023, a Clergerie havia entrado em recuperação judicial antes de ser adquirida pela empresa americana Titan Footwear. Naquele momento fazia seis meses que a maison estava em concordata. O compromisso da companhia compradora era manter 45% da força de trabalho e investir 6,5 milhões de euros na operação – desenvolvimento, produção e relançamento da marca. Contudo, o processo de reestruturação acabou sendo baseado na realocação de parte da produção da grife fora da França e no corte de empregos.
Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail
No dia 4 de dezembro do ano passado, a Clergerie foi novamente colocada em recuperação judicial pelo tribunal comercial. Nesse sentido, a companhia, composta por três empresas (SSB, JHJ e Tiger), estava insolvente desde 2 de dezembro de 2024.
Nesta quinta-feira (10), o e-commerce da Clergerie exibia a seguinte mensagem: “Prezados clientes, nossa loja on-line está temporariamente indisponível. Infelizmente, no momento, não podemos processar novos pedidos. Agradecemos sinceramente a sua compreensão e fidelidade”.
Savoir-faire
Anteriormente, em sua “época de ouro”, a marca de calçados fundada por Robert Clergerie, exportou seus sapatos para Hollywood e sua boutique histórica, no centro de Paris, vendia até 11 mil pares por ano. Além disso, a maison calçou celebridades como a saudosa atriz Lauren Bacall e a cantora Madonna. Símbolo do savoir-faire (saber-fazer) francês, a Clergerie foi a última maison a produzir seus calçados artesanais femininos na França.
Acompanhe o Exclusivo também no Instagram
Share this content: