Fabricante de componentes para calçados finaliza expansão
Para sustentar seu constante crescimento e atender os principais players da indústria de calçados, uma empresa de componentes do Vale do Paranhana conclui a quarta e maior expansão em 11 anos de mercado. A RR Componentes (Três Coroas/RS), entra na fase final da construção de sua sede de 2,5 mil metros quadrados, o que corresponde a mais do que o dobro da estrutura atual do empreendimento. O projeto de ampliação começou a ser pensado há quase quatro anos e a obras civis iniciaram em outubro do ano passado. O investimento está sendo custeado com recursos próprios e o terreno foi doado pela Prefeitura de Três Coroas, tendo como contrapartida a geração de empregos e de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Atualmente, a companhia está entre as cinco maiores geradoras de ICMS da cidade.
Com a ampliação, o sócio-diretor financeiro da empresa, Robson Nascimento, projeta que a área de criação triplique de tamanho. “Con isso, conseguiremos ofertar itens com mais assertividade, entregando mais competitividade para nossos clientes. Desta forma, vamos entregar soluções novas, criativas, o que sempre foi o nosso desafio quando iniciamos o negócio: nos pautamos em atender a demanda do nosso cliente e não a nossa demanda”, comenta.
Com a expansão, novos postos de trabalho devem se somar aos 80 empregos diretos já gerados pela empresa. Atualmente, o empreendimento movimenta outros 500 postos indiretos no Vale do Paranhana, bem como uma cadeia de 100 fornecedores.
Portfólio de componentes
De acordo com o sócio-diretor comercial da empresa, Rafael Santos, a partir da expansão, a empresa pretende potencializar o desenvolvimento de seu portfólio de produtos, que atualmente conta com 7 mil ativos. “Queremos trabalhar bem forte e potencializar o que a gente já faz como cabedais com e sem strass. Também vamos focar muito na parte de enfeites, laços com strass, hotfix, meia cana, cordões, botões de ABS forrados com strass”, explica.
Maior integração
A nova sede da RR permitirá à empresa integrar todas as suas áreas. Atualmente, a estrutura está dividida em pontos diferentes da cidade, em dois prédios: um com a produção, desenvolvimento e almoxarifado e outra com as áreas comercial e administrativa. “A gente tem perdas com isso, principalmente em termos de comunicação. Com a integração de todos estes setores, teremos ganhos operacionais”, comenta Nascimento.
Conforme o gestor, além da integração, a nova sede “dá mais segurança” ao seus clientes. “Com uma estrutura maior, conseguimos antecipar nossos insumos, para garantir o abastecimento dos players.”
Operação plena em 2025
A construção da nova sede da RR já está 90% concluída. A obra civil deve ser entregue pela construtora ainda neste mês no Loteamento Industrial de Três Coroas. Nascimento acredita que até agosto, a empresa estará apta a fazer a mudança para o novo endereço. Contudo, ele acredita que a operação plena na nova instalação deve ocorrer somente em 2025. “O segundo semestre iniciou agora com grande movimento, pelo número de amostras que foram enviadas aos clientes. Então, para este período temos uma perspectiva de bastante trabalho. Aí a mudança não se torna prioridade”, comenta Nascimento.
Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail
Share this content: