×

Fábrica da Calçados Beira Rio é atingida pela enchente no Vale do Taquari

Água chegou a dois metros de altura dentro da unidade fabril em Roca Sales/RS

Fábrica da Calçados Beira Rio é atingida pela enchente no Vale do Taquari

A filial 12 da Calçados Beira Rio S.A. (Novo Hamburgo/RS), localizada em Roca Sales/RS, no Vale do Taquari, foi afetada pelas fortes chuvas provocadas pelo ciclone extratropical que se formou no Rio Grande do Sul na segunda-feira, 4.

A formação do ciclone fez com que o nível do Rio Taquari subisse mais de 13 metros em menos de 12 horas. Dentro da fábrica da Beira Rio, a água chegou a dois metros de altura.

“A água levou tudo. Sobraram somente máquinas pesadas e os prédios”, conta o diretor industrial da Calçados Beira Rio, João Henrich, ao Exclusivo.

Nesta sexta-feira, 8, 120 colaboradores trabalhavam na limpeza da fábrica, especialmente na retirada de entulhos. Conforme Henrich, a enchente danificou equipamentos, matérias-primas e calçados prontos que estavam na expedição. “Ainda estamos contabilizando os danos, não sei se será possível recuperar os equipamentos que sobraram. A parte de Tecnologia da Informação (TI) foi bastante afetada também”, conta o diretor industrial.

Na filial 12, onde funcionavam as áreas de corte, costura e montagem, 870 colaboradores diretos atuavam produzindo 25 mil pares de calçados por dia. Segundo Henrich, enquanto prosseguirem os trabalhos de recuperação da unidade, alguns funcionários e a produção serão transferidos para fábricas da empresa nas cidades de Santa Clara do Sul/RS e Mato Leitão/RS. A maior parte dos empregados receberam férias coletivas.

A previsão da empresa é de que a fábrica de Roca Sales retome a operação em 30 dias. “Neste primeiro momento, a preocupação é com os nossos colaboradores. Já estamos concentrando os esforços na limpeza para posteriormente recuperarmos a filial 12”, frisa Henrich.

As fortes chuvas também afetaram empresas do ecossistema da Calçados Beira Rio no Vale do Taquari. Juntas, elas empregam indiretamente cerca de 1,3 mil pessoas.

Desde quarta-feira, 6, a calçadista tem prestado apoio aos seus colaboradores no Vale do Taquari com o envio de colchões, roupas, água e alimentos.

Após enchente, calçados, matérias-primas e equipamentos ficaram espalhados pelo pátio da filial 12
Divulgação Após enchente, calçados, matérias-primas e equipamentos ficaram espalhados pelo pátio da filial 12

Share this content:

Publicar comentário