Escola de Sapateiros de Três Coroas próxima de atingir mil alunos formados
Em 2024, quando completa 15 anos de atividades, a Escola de Sapateiros de Três Coroas/RS vai atingir a marca histórica de mil formandos. Nesta quinta-feira, 22, o projeto de qualificação profissional capitaneado pelo Sindicato das Indústrias de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (Sictc) realiza a entrega de 41 certificados para alunos de oito turmas dos cursos de Sapateiro, Modelagem Módulo 1, Modelagem Módulo 2, CAD Módulo 1 e CAD Módulo 2. A cerimônia ocorre na sede do Sictc, a partir das 19h30.
“Agora neste ano, chegando aos mil alunos formados, podemos considerar que temos mais de 20% da mão de obra de nossa cidade qualificada, número expressivo e que resulta nos calçados de excelente qualidade fabricados aqui em Três Coroas”, afirma Lucas Henrique Kern, executivo administrativo do Sictc e integrante do Grupo Gestor da Escola de Sapateiros — grupo de voluntários, em sua maioria gerentes de produção, modelagem e diretores, que frequentemente se reúnem para analisar e ajustar os conteúdos para que se tenha um aprendizado mais próximo da realidade.
Pelo pioneirismo, a Escola de Sapateiros trescoroense serve de modelo para outras regiões brasileiras. “Somos referência em qualificação de mão de obra, inclusive já recebemos solicitações formais de diversos polos calçadistas para implementar o projeto”, comenta Kern.
A Escola de Sapateiros é um projeto do Sictc, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Calçados de Três Coroas, da Prefeitura de Três Coroas e das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).
Estudantes e formação
Os formandos desta quinta tem idades entre 18 e 45 anos, com cursos divididos em: Sapateiro (200 horas/aula, cinco meses), Modelagem – Módulo 1 (100 horas/aula, quatro meses), Modelagem – Módulo 2 (80 horas/aula, quatro meses), CAD – Módulo 1 (48 horas/aula, dois meses) e CAD – Módulo 2 (36 horas/aula, dois meses).
As aulas do Curso de Sapateiro ocorrem no Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Calçados de Três Coroas, onde há estrutura adequada com maquinários e espaço para o treinamento. Já Modelagem e CAD, tem suas aulas no Sictc, onde as salas foram planejadas especialmente para os
cursos.
Avaliação constante dos alunos
Kern explica que, desde o começo do projeto há um “acompanhamento bem próximo” da organização, em que se aplicam avaliações aos alunos sobre os conteúdos, estrutura, professores, e os resultados são revisados e validados pelo Grupo Gestor da escola.
Segundo ele, na parte estrutural da escola, todas as máquinas foram atualizadas conforme as Normas Regulamentadoras (NR’s) vigentes. “Para as próximas turmas, fizemos modificações na parte visual da nossa estrutura, para que tenhamos um ambiente mais leve, com uma cara mais de escola”, adianta Kern.
As inscrições para as próximas turmas da escola abrem em breve.
Share this content:
Publicar comentário