Negócios

Em missão na Europa, lideranças empresariais discutem acordos em prol do setor calçadista

Comitiva também participou de agendas nas feiras Micam Milano e Lineapelle, em Milão

Publicado em: 21/09/2023 12:23
Última atualização: 12/08/2024 12:25

Nesta semana, em uma missão a Europa, que reuniu lideranças políticas e empresariais do Rio Grande do Sul, foram discutidos, entre outros temas, acordos em prol do setor calçadista brasileiro. O grupo, liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec), também participou de agendas nas feiras Micam Milano e Lineapelle, em Milão, na Itália.

Entre os compromissos na agenda da comitiva gaúcha em Milão estava uma reunião com representantes da renomada Academia Costume Moda, uma das mais importantes escolas de moda do mundo. No encontro foi solicitada à instituição o desenvolvimento de um programa específico para CEOs e diretores de indústrias calçadistas brasileiras. A proposta deve ser apresentada e encaminhada ao governo do Rio Grande do Sul, para que seja estudada a possibilidade de subsidiar parte dos custos.

"A ideia é que um grupo inicial participe de um MVP (produto mínimo viável, na tradução para o português, e que serve para designar o início de um curso/proposta) e entenda a importância da gestão do processo criativo de calçados", explica o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos, Diogo Leuck, uma das lideranças empresariais que integra a missão a Europa.

A Academia Costume Moda possui sede em Roma e atua desde 1964. Na capital italiana, a estrutura compreende todas as etapas do processo criativo/produtivo, como oficinas de desenvolvimento, corte e costura. Em Milão, são feitos o desenvolvimento e a gestão de moda.

ExclusivoGrupo Editorial Sinos

Voo direto Itália e Porto Alegre

A comitiva gaúcha também se reuniu com o vice-presidente de negócios internacionais da companhia aérea ITA Airways, Pierfrancesco Carino, quando foi apresentado um pedido de um novo voo direto entre a Itália e Porto Alegre/RS, o que beneficiaria também a logística, com a possibilidade da movimentação de cargas por meio do transporte aéreo. Carino prometeu avaliar a possibilidade.

A companhia aérea, que está investindo em novas rotas e aeronaves – adquiriu recentemente 30 novos Airbus –, comumente tem feito acordos com clientes, empresas, associações e promotores de eventos para descontos em voos. A comitiva gaúcha propôs um acordo para obter descontos para levar brasileiros às próximas edições da Micam e da Lineapelle e trazer estrangeiros para as feiras gaúchas de calçados, bem como para a Expointer e a Expodireto.

Aproximação entre empresas

O grupo brasileiro participou também de reunião na Câmara de Comércio Ítalo Brasileira. A comitiva se reuniu com empresários italianos das áreas de aviação (construção aeronáutica), sistemas de previsão de tempo e monitoramentos (o que pode auxiliar na previsibilidade de catástrofes climáticas, como a ocorrida recentemente no Vale do Taquari), além das áreas de logística, energias renováveis, turismo e marketing.

“A reunião foi muito produtiva e estaremos aproximando as empresas italianas de empresas Brasileiras, bem como avaliando a possibilidade de ter uma representação da Câmara de Comércio Ítalo Brasileira junto à ACI”, afirma Leuck.

(*) Com informações da ACI e da Sedec.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Negócios
Matérias Relacionadas