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Com forte presença do mercado chinês, Micam Milano registra aumento de 21% na visitação

Com forte presença do mercado chinês, Micam Milano registra aumento de 21% na visitação

A 96ª Micam Milano, maior feira de calçados do mundo, que terminou nesta quarta-feira, 20, registrou aumento de 21% no número de visitantes na comparação com a edição da mostra de setembro do ano passado. Em quatro dias, 42.273 profissionais de 129 países, com forte presença do mercado chinês, passaram pelos corredores do centro de exposições Fiera Milano Rho, em Milão, no norte da Itália.

Segundo a Associação Italiana das Indústrias de Calçados (Assocalzaturifici na sigla em italiano), organizadora da Micam Milano, a maior parte dos visitantes da 96ª edição da feira eram oriundos da Espanha, França e Alemanha, bem como de países da América do Norte, especialmente do Canadá e dos Estados Unidos. O evento também foi marcado pelo “grande regresso” de visitantes chineses, desde o período de restrições imposto pela pandemia da Covid-19.

“O forte dinamismo e grande presença de compradores internacionais demonstrou a importância que as exportações têm para a recuperação do setor calçadista em nível global”, avalia a presidente da Micam Milano e Assocalzaturifici, Giovanna Ceolini.

Público jovem

A organização também destaca a “forte presença” de jovens profissionais na 96ª Micam Milano. “Jovens, força vital para setores em constante evolução como o calçadista, foram mais uma vez protagonistas da feira. Eles emprestaram criatividade e talento às pesquisas de materiais, técnicas e tecnologias de produção de calçados apresentados na mostra, mas também demonstraram toda a sua atenção em temas como a sustentabilidade e de que forma isso tem impactado no mercado da moda”, diz a Assocalzaturifici em nota enviada ao Exclusivo.

Brasileira entre os designers emergentes

Tradicionalmente, a Micam Milano destaca o trabalho de jovens profissionais no espaço dos Designers Emergentes. Nesta edição, 12 profissionais, entre eles a estilista brasileira Simone Nunes, apresentaram coleções com materiais reciclados ou recicláveis.

Antes de chegar ao espaço dos Designers Emergentes, os profissionais passaram por um processo de seleção composto por um time de especialistas ligados à indústria calçadista e ao mercado da moda.

Hub de inovação

O MicamX, espaço classificado como o “hub de inovação” da feira, reuniu, além de exposições de materiais, apresentação de tendências e desfiles, paineis com especialistas, que abordaram temas como sustentabilidade, Inteligência Artificial, novas técnicas e tecnologias de produção de calçados, e o futuro do varejo.

Expositores

Nesta edição da Micam Milano foram apresentadas cerca de 1,7 mil coleções de calçados para a temporada de primavera/verão 2023/24. A mostra reuniu 1,2 mil empresas expositoras de 30 países, que representaram 2 mil marcas – destas, 520 etiquetas eram italianas e 76 brasileiras, que participaram do evento apoiadas pelo Brazilian Footwear, programa mantido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. O evento ocorreu em uma área de 60 mil metros quadrados nos pavilhões do Fiera Milano Rho.

“As 2 mil marcas apresentaram suas criações para a temporada em coleções caracterizadas pelo compromisso com pesquisa e inovação, qualidade e uma forte propensão para a sustentabilidade”, diz o comunicado da Assocalzaturifici.

Próxima edição

A próxima edição da Micam Milano, a 97ª, em que serão apresentados lançamentos para a temporada de outono/inverno 2024, ocorrerá no período de 18 a 21 de fevereiro de 2024.

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