Dona da Arezzo descontinua quatro marcas
A Azzas 2154 (Campo Bom/RS), maior ecossistema de moda da América Latina e dono da Arezzo, anunciou a descontinuidade de quatro marcas de seu portfólio, que até então era composto por 14 etiquetas de calçados e vestuário. Segundo a companhia, a interrupção das marcas Alme, Dzarm, Reversa (linha feminina da Reserva) e Simples – que ultrapassaram R$ 400 milhões em faturamento em doze meses –, faz parte da estratégia para “melhorar sua alocação de capital”.
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Em comunicado de mercado, a Azzas 2154 explica que a descontinuidade das quatro marcas levou em consideração alguns fatores. Entre eles estão potencial de crescimento, capital alocado, retorno sobre capital empregado (ROCE) e geração de caixa. De acordo com a empresa, este “processo detalhado”, contou com a ajuda de assessores externos. Além disso, o foco está na “simplificação de portfólio e maximização do retorno aos acionistas”.
Quatro marcas e faturamento bruto de R$ 411 milhões
Juntas, as quatro marcas descontinuadas representaram faturamento bruto de R$ 411 milhões nos doze meses encerrados em 30 de setembro de 2024. Ou seja, 3% do faturamento bruto da companhia e seu EBITDA (indicador financeiro que mostra o potencial de geração de caixa) combinado é próximo do break-even (na tradução, ponto de equilíbrio, acontece quando os ganhos se igualam com os custos).
“Alternativas estratégicas”
Ao mesmo tempo, adicionalmente, a companhia analisa “alternativas estratégicas” para as marcas BAW, Paris-Texas e TROC, considerando o estágio de maturidade de cada uma.
A Azzas 2154 espera concluir todo o processo de otimização do portfólio até 28 de fevereiro de 2025. Do mesmo modo, não antecipa incorrer em despesas caixa relevantes. “Levando em consideração o estágio das marcas, o término desse processo deve gerar também um impacto positivo no capital empregado, principalmente no que diz respeito à redução de estoques”, comenta o diretor financeiro, corporativo e de relações com investidores da Azzas 2154, Rafael Sachete da Silva, no comunicado de mercado.
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