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Designer de Franca conquista o 4º Acesso Desafio Kisafix

Designer de Franca conquista o 4º Acesso Desafio Kisafix

Lincoln Stefano

Stefano explica que o Projeto Kisapixel surgiu a partir de um conceito da visão do macro ao micro. “Após a realidade histórica de pandemia que todos nós e o setor enfrentamos, no qual ficamos sem mão de obra, sem poder sair de casa e completamente limitados”, comenta. Ele levou em conta questões de sustentabilidade tais como: economia circular, reaproveitamento de matéria-prima, economia de energia, diminuição de emissão de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera, usabilidade e por fim o conceito de “cradle to cradle” (que significa de berço a berço, no qual cada ciclo deve ser um novo berço para a criação, o oposto da ideia de produção “do berço ao túmulo”). “Além disso, o tênis Kisapixel quer propôr ao usuário customizar o calçado da forma que entender, mudando cabedais ou solados, tornando cada qual exclusivo”, destaca o designer.

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Na edição anterior do Acesso – Desafio Kisafix de Design Calçadista –, o profissional chegou a ter o seu projeto selecionado. “Porém, com todo o contexto da pandemia, de falta de matéria-prima e de algum lugar para executar a produção dos protótipos, infelizmente não consegui obter o resultado esperado”, afirma. A partir daí, Stefano conta que vencer o concurso virou quase uma obsessão. “O desenvolvimento é muito prazeroso para mim, então não tive problema em abdicar de algumas situações durante o processo. O Desafio Kisafix é importante para o setor e para os profissionais da área, sendo assim coloquei como um objetivo pessoal e profissional.”

O filho de sapateiros, designer de produtos e técnico em calçados Lincoln Stefano, 37 anos, da cidade de Franca/SP, é o vencedor do 4º Acesso – Desafio Kisafix de Design Calçadista. Com o projeto de tênis Kisapixel, o profissional conquistou o concurso criativo promovido pela Killing (Novo Hamburgo/RS) a partir de sua marca de adesivos, Kisafix, para fomentar e impulsionar o avanço do design e, por consequência, de todo o setor calçadista na América Latina. O protótipo vencedor estampa a capa da edição de número 15 da Revista Lançamentos Trends, que cricula a partir desta terça-feira (19).

Stefano explica que o Projeto Kisapixel surgiu a partir de um conceito da visão do macro ao micro. “Após a realidade histórica de pandemia que todos nós e o setor enfrentamos, no qual ficamos sem mão de obra, sem poder sair de casa e completamente limitados”, comenta. Ele levou em conta questões de sustentabilidade tais como: economia circular, reaproveitamento de matéria-prima, economia de energia, diminuição de emissão de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera, usabilidade e por fim o conceito de “cradle to cradle” (que significa de berço a berço, no qual cada ciclo deve ser um novo berço para a criação, o oposto da ideia de produção “do berço ao túmulo”). “Além disso, o tênis Kisapixel quer propôr ao usuário customizar o calçado da forma que entender, mudando cabedais ou solados, tornando cada qual exclusivo”, destaca o designer.

Na edição anterior do Acesso – Desafio Kisafix de Design Calçadista –, o profissional chegou a ter o seu projeto selecionado. “Porém, com todo o contexto da pandemia, de falta de matéria-prima e de algum lugar para executar a produção dos protótipos, infelizmente não consegui obter o resultado esperado”, afirma. A partir daí, Stefano conta que vencer o concurso virou quase uma obsessão. “O desenvolvimento é muito prazeroso para mim, então não tive problema em abdicar de algumas situações durante o processo. O Desafio Kisafix é importante para o setor e para os profissionais da área, sendo assim coloquei como um objetivo pessoal e profissional.”

Criatividade em destaque

Entre os atributos do projeto de tênis Kisapixel, a consultora de projetos da Killing e integrante da equipe organizadora do 4º Acesso – Desafio Kisafix, Cenira Verona, destaca a criatividade como um dos principais. “Em termos de design, o projeto vencedor se destaca justamente pela criatividade apresentada na releitura de um modelo clássico, com diferencial, estilo, marca própria, trazendo elementos do atual, digital, vibrante, mesclado a itens sustentáveis plenamente aplicáveis em escala industrial”, aponta a especialista. Ainda, segundo ela, o protótipo cumpriu todos os requisitos do regulamento, com destaque à descrição detalhada das etapas do processo produtivo proposto e indicação correta dos produtos Kisafix. “Este último ponto é bem importante pois faz parte do propósito da promoção, agregação de conhecimento além do tradicional aos designers”, frisa Cenira.

Designer premiado

Além da conquista do Desafio Kisafix, Stefano já venceu em duas oportunidades, nos anos de 2011 e 2013, o Prêmio Francal Top de Estilismo, uma das mais importantes e tradicionais premiações do setor calçadista. “Essas participações promovem a atualização do nosso ‘software’ profissional e pessoal”, salienta o designer, que em 2022, completa 15 anos de carreira na área de desenvolvimento de calçados.

Quem é ele?

Se dizendo “às vezes um pouco workaholic”, Stefano gosta de natureza, esportes e música. Começou na indústria calçadista como auxiliar de produção, passando por todas as etapas até se tornar cortador de couro. “Isso me fez entender e valorizar todos os procesos”, conta. A primeira oportunidade no mercado de trabalho veio a partir do comércio. Após concluir o ensino médio, sem condições de pagar um curso de nível superior, o jovem chegou a tentar alguns concursos públicos antes de ingressar no setor de calçados. “Vendo a maioria dos meus amigos trabalhando na indústria calçadista e conquistando oportunidades, me incentivou a ingressar na área”, pontua.

A primeira experiência na indústria calçadista foi como auxiliar de produção no período diurno. “Inicialmente ganhando como estagiário e à noite continuei trabalhando no comércio em uma lanchonete, o que auxiliava na renda e para comprar as ferramentas, materiais, pagar os cursos profissionalizantes, combustível”, ressalta. Ao longo de dois anos, o profissional foi adquirindo experiência na área de calçados, antes de ser aprovado no vestibular para Design de Produtos na Universidade de Franca. Anteriormente, se formou como Técnico em Calçados e em Design Industrial e Design de Calçados, ambos pela Escola Senai Márcio Bagueira Leal, em Franca.

Stefano se diz muito grato ao setor calçadista. “Que me deu tudo o que tenho até hoje. É uma área intensa, apaixonante e de muita troca de energia”, afirma. Ele conta que nas áreas de design de calçados e correlacionadas à moda é onde se sente realizado e pretende ficar. “Sei que é uma área muito abrangente, então a busca pelo conhecimento deve continuar intensa e constante sempre, até talvez um dia no futuro quem sabe ter a minha marca própria”, revela.

Abrangência ampliada

Nesta edição, consolidando sua abrangência continental, a organização do Acesso – Desafio Kisafix de Design Calçadista – ampliou o alcance do concurso criativo para a América Latina, bem como o seu tempo de duração. “Esta edição foi muito especial, pois marca a internacionalização da iniciativa, acompanhando o perfil da Killing de empresa multilatina. Foi aberta a participação de pessoas residentes em qualquer país da América Latina atendendo pedidos do público deste mercado calçadista, o que reflete o alcance da promoção e dos produtos Kisafix. Para isso, fizemos alguns ajustes para a operacionalização das atividades em nível internacional, como a extensão do prazo de ocorrência do Acesso, passando de seis para 12 meses, sem perder engajamento”, observa Cenira Verona.

Sobre a importância do concurso para os designers, Cenira destaca a iniciativa como um espaço para os profissionais expressarem seu estilo de trabalho. “Independente do setor ou área do mercado calçadista em que atua, a premiação reconhece o melhor trabalho com elementos que impulsionam a carreira”, afirma. Já para o mercado, a especialista salienta que a competição estimula o aparecimento de novos talentos. “E colabora na agregação de conhecimento dos designers em termos de processo de construção de calçados, considerando as exigências do regulamento. Esses são os propósitos do Acesso – oportunidade, reconhecimento e agregação de valor”, sustenta.

Tema

A sustentabilidade aplicada ao mercado calçadista, considerando seus quatro pilares de aplicação (econômico, social, cultural e ambiental), foi o tema desta edição do Desafio Kisafix. Os participantes tiveram que elaborar projetos de calçados utilizando cinco produtos do portfólio sustentável Kisafix.

Premiação

Além de estampar a capa da Lançamentos Trends com seu protótipo, Stefano receberá como prêmio por ter vencido o Desafio Kisafix um crédito de R$ 5 mil para utilizar em qualquer curso da unidade/sede São Paulo/SP do Istituto Europeo di Design (IED/SP) – rede internacional de formação e pesquisa em Design, Moda, Comunicação Visual e Gestão de disciplinas criativas -, e mais R$ 3 mil em ajuda de custo.

A comissão julgadora do concurso foi formada por Walter Rodrigues, designer e consultor; Cenira Verona, consultora de projetos da Killing; Tatiana Ritzel, consultora de moda e estilista de calçados e Luana Rodrigues, jornalista e editora-chefe da Revista Lançamentos e do Jornal Exclusivo.

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