×

Calçadistas ampliam debate sobre ESG

Primeira edição do Conexão Origem Sustentável

Calçadistas ampliam debate sobre ESG

A primeira edição do Conexão Origem Sustentável teve como foco ampliar o debate sobre ESG (se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa) na cadeia calçadista. A iniciativa trouxe, sobretudo, cases de sustentabilidade, pesquisas de mercado e exposição de materiais sustentáveis para a indústria. O evento, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), reuniu cerca de 350 pessoas, nesta terça-feira (15), no centro de eventos da Faccat, em Taquara/RS.

Siga o Exclusivo no Instagram

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca o fato de a cadeia calçadista brasileira “ser a mais sustentável do planeta”. Além disso, ela destaca que a indústria nacional de calçados é a única a contar com uma certificação específica de práticas ESG, o Origem Sustentável. “A sustentabilidade é crescente no setor e exemplo desse nosso compromisso é o investimento de esforços na promoção do Origem Sustentável”, disse.

Para o presidente da Assintecal, Gerson Berwanger, o Origem Sustentável “não é apenas uma certificação, mas um guia de práticas sustentáveis”. “E, a partir de hoje, também seremos uma comunidade para gerar conexões que estimulem a cultura da sustentabilidade no setor”, comentou.

Primeira edição do Conexão Origem Sustentável
Divulgação/Abicalçados Primeira edição do Conexão Origem Sustentável

Cases multissetoriais e painel Origem Sustentável

No Conexão Origem Sustentável foram apresentados cases multissetoriais de sustentabilidade da Tramontina, Suzano, C&A e Mosaiclab. Além disso, o evento promoveu um painel com empresas certificadas pelo programa Origem Sustentável no seu nível máximo, o diamante (mais de 80% dos 104 indicadores do programa atingidos).

Do mesmo modo, no final do evento ainda foram recertificadas no programa Origem Sustentável a Grendene (diamante) juntamente com a unidade ZZSAP da Azzas 2154 (ouro, com mais de 60% dos indicadores atingidos), Dublauto (ouro), Broplast (prata, com mais de 40% dos indicadores atingidos) e JClass (prata).

(*) Com informações da Abicalçados.

Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail

Share this content:

Publicar comentário