Negócios

Calçadista ganha reconhecimento do mercado com projetos inclusivos no mundo da moda

Campanhas de diversidade tornaram-se um propósito da empresa, que há uma década se dedica à pautas ESG

Publicado em: 28/04/2023 11:35
Última atualização: 09/09/2024 11:37

Atualmente, as práticas ESG (meio ambiente, social e governança na tradução livre para o português) são de extrema necessidade e importância, tanto para auxiliar a sociedade no combate de adversidades sociais, quanto para o desenvolvimento das empresas no mercado. Dentro destas estratégias, a fabricante calçadista Universo Dakota (Nova Petrópolis/RS) vem desenvolvendo, há cerca de uma década, ações voltadas para governança e inclusão social, dentre elas estão projetos inclusivos e campanhas de diversidade, que tornaram-se propósito da companhia, rendendo reconhecimento do mercado.

"O Universo Dakota tem idealizado e realizado campanhas e ações internas com viés inclusivo e de diversidade para diminuir a distância que há entre a moda e pessoas com deficiência. As estratégias incluem o combate ao capacitismo e promoção do desenvolvimento de carreira de pessoas com deficiência (PcD) e atendimento adequado ao cliente PcD", diz a empresa em comunicado de imprensa.

ExclusivoGrupo Editorial Sinos

"A cliente com deficiência existe"

No trabalho em conjunto, desenvolvido pela empresa e pela Agência Bistrô (Porto Alegre/RS), destaca-se uma pesquisa nacional produzida por meio da plataforma MindMiners e reunida no e-book: “A cliente com deficiência existe. O levantamento, que ouviu mulheres PcD maiores de 18 anos, de todas as classes sociais, traz um mapa com um perfil deste público, e principalmente, sobre como se sentem em relação à moda e a atenção às pessoas com deficiência enquanto consumidoras.

Reconhecimento no mercado fortalece a marca no mundo da moda

As iniciativas de inclusão têm se tornado o carro-chefe do Universo Dakota, dando reconhecimento para a empresa, que vem colecionando diversas premiações. A campanha “Ser Linda É Poder”, idealizada pela Agência Bistrô e realizada pela marca Dakota, foi pensada para comemorar o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência com a criação de uma linha de calçados inclusivos. A campanha foi vencedora na categoria calçados e uma das três finalistas entre as dezenas de candidatos dos mais diferentes segmentos de mercado no Top de Marketing da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB-RS) em 2022. A ação também foi premiada com medalha de Ouro no Salão ARP (Associação Riograndense de Propaganda) 2022 na categoria ESG, que contempla cases que alcançaram sucesso por sua correta concepção estratégica, sua qualidade de implementação e pela expressividade dos resultados atingidos.

O Universo Dakota recebeu o selo Empresa Completa, Empresa que Inclui, no final de 2022. A certificação foi concedida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). O selo foi entregue a 14 instituições instaladas no território cearense que se destacaram na inserção de pessoas com deficiência em seus quadros de funcionários.

ExclusivoGrupo Editorial Sinos

“Para nós, o reconhecimento e os troféus acumulados são um bônus e não um objetivo. As razões pelas quais nos dedicamos a estas campanhas são genuínas, para que todos os nossos clientes e colaboradores se sintam envolvidos por nossos valores e metas”, explica o diretor-presidente do Universo Dakota, Marcelo Henrique Lehnen.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Negócios
Matérias Relacionadas