Negócios
Bruno Constantino: dos gramados do futebol para o varejo de calçados
Ex-jogador profissional, o empresário é hoje o CEO do Grupo Oscar
Última atualização: 13/09/2024 14:20
Durante 15 anos, Bruno Cazarine Constantino foi jogador profissional de futebol, era conhecido como Bruno Cazarine (sobrenome da mãe), tendo atuado em clubes do Brasil, Europa, Oriente Médio, Ásia e Oceania. Pelo Sydney FC, último time em que atuou, entre os anos de 2010 e 2012, ele se tornou o atacante mais produtivo da história do clube australiano, com média de 0,34 gols por partida - atuou em 50 jogos e marcou 17 gols. Quando encerrou a carreira de atleta do futebol, Bruno se formou em Gestão Empresarial e fez MBA em Varejo e Negócios pela FIA, além de curso complementar na Willians Business College, PDA em Governança Corporativa pela Fundação Dom Cabral e PDD em Administração e Negócios pela Fundação Dom Cabral. Há cinco anos, Bruno assumiu o desafio de ser CEO do Grupo Oscar, uma das principais varejistas de calçados do Brasil criada por seu pai, José Oscar Constantino, há exatas quatro décadas.
Como foi a sua preparação para se tornar CEO do Grupo Oscar? E a responsabilidade e o desafio de assumir uma empresa criada pelo seu pai?
Desde que parei de jogar futebol profissional venho estudando e aprendendo sobre negócios e principalmente o varejo. Temos um time de executivos muito experiente, que me ajudou muito nessa transição. A nossa família sabia que para a continuidade da empresa era importante ter um plano de sucessão profissional. Isso não significa tirar a família da empresa, mas sim profissionalizar a família. Fizemos cursos para desenvolvimento da família empresária, além de consultorias especializadas para ajudar nesta transição. Acredito que tudo isso foi importante, mas a prática do dia a dia é o que mais nos ensina. Nosso negócio é muito dinâmico e vem passando por diversas mudanças nos últimos anos.
Quais os principais ensinamentos que você aprendeu com o seu pai e que você não abre mão?
O respeito a todos os colaboradores, clientes, fornecedores; humildade para liderar e para reconhecer nossos erros e equívocos; a valorização da família e o espírito empreendedor, de sempre buscar melhorar alguma coisa.
Qual tem sido o seu papel na renovação do Grupo Oscar, especialmente em questões como a venda de calçados no metaverso e o investimento em startups?
O Grupo Oscar sempre teve a inovação no seu DNA. Fizemos muitas ações inovadoras no passado, como Oscar Fashion Days, Circuito de Corrida, entre outras. O que mudou foi o acesso à tecnologia que nos dá a possibilidade de potencializar as inovações e tentativas. Temos projetos na área da inovação em andamento, mas o mais importante continua sendo ter uma loja com uma excelente experiência de compra, com um ótimo atendimento e produtos que o cliente deseja.
Como o Grupo Oscar chegou em seus 40 anos? O que tem balizado a sua gestão à frente da companhia?
O Grupo Oscar tem uma cultura muito forte de cuidar muito bem de seus clientes e colaboradores. Ter um time comprometido, que veste a camisa da empresa e tem sentimento de dono faz muita diferença no tempo. Acredito que isso tenha muito a ver com a mentalidade dos fundadores e da nossa família empresária. Nestes 40 anos estamos sempre buscando melhorar, gerar mais empregos e dar a nossa contribuição à sociedade.
"A família sabia que para a continuidade da empresa era importante ter um plano de sucessão.
Não é tirá-la da empresa e, sim, profissionalizá-la."
Sabemos que você é um entusiasta dos calçados esportivos. Como foi trazer de volta ao Brasil a marca Diadora?
É um desafio muito grande pois sabemos que o mercado esportivo está muito competitivo no Brasil e era uma estratégia do nosso grupo gerir uma marca internacional. A Diadora é muito reconhecida pelos consumidores apesar de ter ficado fora do mercado por algum tempo. A marca tem produtos esportivos para corrida, futebol e tênis além de ser muito forte na linha casual, o que tem muita sinergia com o varejo multimarcas, nosso principal negócio. Já montamos um time comercial em todo o Brasil. Criamos a empresa Brands Brasil para gerenciar marcas e a Diadora foi a primeira.
Em 2021, quando o Grupo Oscar adquiriu a Carioca Calçados, você disse que ambas as empresas "construíram um forte relacionamento com os clientes". E, em se tratando de clientes, como é para vocês administrarem o Cartão Oscar, que possui 2 milhões de clientes fidelizados?
Esse é um grande diferencial do Grupo Oscar. Temos a empresa Fest Card que faz a gestão de crédito do nosso Grupo. Sabemos que o cartão é uma ferramenta de relacionamento muito forte, nos aproxima dos clientes, nos ajuda a entender bem o comportamento e hábitos de compra dos consumidores. Estamos investindo nesta área pois entendemos que existe uma grande oportunidade no mercado para a empresa Fest Card.
"Temos que continuar investindo e acreditando no nosso negócio, gerando oportunidades. O Brasil é um excelente País para se investir e ampliar os negócios."
Como têm sido os investimentos da empresa em marcas próprias?
Temos marcas próprias masculinas Cazzac e Constantino, no feminino temos a OSC, Kult e MShuz além do esportivo casual com a Done Head. Estas marcas são grandes diferenciais competitivos e já possuem um tamanho importante dentro do Grupo Oscar. Atualmente as marcas já são reconhecidas pelos clientes e fazemos investimentos de marketing e campanhas específicas para elas.
O que você projeta para o varejo de calçados em 2023?
Acho que todo o empresariado brasileiro está aguardando alguns sinais do próximo governo sobre seu plano. Independente do que acontecer, sabemos que temos que continuar investindo e acreditando no nosso negócio, gerando empregos e oportunidades. O Brasil é um excelente país para se investir, crescer e ampliar os negócios.
Quais as perspectivas para os negócios do Grupo Oscar em 2023?
Continuar a integração da Carioca Calçados, empresa que adquirimos em 2021, expandir nosso e-commerce através da marca Oscar para todo o Brasil e o projeto omnichannel, aumentar a produtividade dos nossos pontos de venda, além dos crescimentos da Brands Brasil e Fest Card.