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Artecola chega aos 75 anos de mercado atendendo 18 países e gerando 800 empregos diretos

Prodzindo soluções adesivas e chapas termomoldáveis, companhia opera nove plantas produtivas, entre elas a matriz em Campo Bom/RS

Publicado em: 03/05/2023 11:22
Última atualização: 09/09/2024 11:25
ExclusivoGrupo Editorial Sinos

Com origem no Rio Grande do Sul e fundada pelo empresário Francisco Xavier Kunst, a Artecola (Campo Bom/RS), companhia que produz soluções adesivas e chapas termomoldáveis sustentáveis para sete setores distintos, entre eles o calçadista, comemora 75 anos de mercado. Se definindo como uma empresa multilatina, a corporação soma um total de nove plantas produtivas, no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru, bases de onde atende um total de 18 países. Na atual estrutura, conta com três áreas de negócios – indústria, consumo e extrusão. Ao todo, gera 800 empregos diretos.

“Quando falamos em empresa multilatina, falamos de uma empresa verdadeiramente integrada. Uma só companhia, mesmo com várias plantas em diferentes países. Esta nova configuração se refletiu em nossos processos internos e em nossas linhas de produtos”, explica o presidente-executivo da Artecola, Eduardo Kunst.

Propondo criar parcerias para gerar valor, além de multilatina, a Artecola se define como uma empresa sustentável e renovada. “Temos a energia criativa de um jovem negócio e a força transformadora de uma experiente e sustentável companhia. Catalisamos todas essas inspirações para consolidar a Visão de que unimos o que junto tem mais valor do que separado. E estamos muito felizes por contarmos com tantos parceiros que nos fortalecem e nos ajudam a projetar muitos outros anos de atividade”, destaca Kunst.

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Nova identidade estratégica

Há um ano e meio, a Artecola apresentou para o público externo uma nova identidade estratégica de marca. O nome Afix passou a identificar todos os produtos, no Brasil e no exterior. As embalagens e formulações de produtos foram unificadas. “Tudo o que temos hoje vale para toda a América Latina. O que um cliente encontra no Brasil, vai encontrar em todos os demais países em que atuamos, com a mesma qualidade e o mesmo visual. Esta é uma característica que assumimos quando nos tornamos a Artecola Multilatina”, enfatiza o executivo.

Sustentável

A empresa vem investindo em sustentabilidade a partir de projetos estratégicos, além da criação de um comitê e do conselho para discutir o tema. “São iniciativas com o objetivo de implementar o desenvolvimento ESG e consequentemente fortalecer a cultura de sustentabilidade com os stakeholders (indivíduos e organizações impactados pelas ações da empresa)”, pontua Kunst.

"Todo produto deve ser reciclável e, preferencialmente, reciclado"

No pilar ambiental, o direcionamento está principalmente na Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Todo produto criado na Artecola deve ser reciclável e, preferencialmente, reciclado. Um exemplo desse princípio é o projeto Nobreza Sustentável ao Resíduo, que conquistou o Prêmio Primus Inter Pares Assintecal 2023 na categoria Sustentabilidade. “Trabalhamos juntos, entre três parceiros, no desafio de transformar 2,2 toneladas de resíduos em couraças sustentáveis para 800 mil pares de calçados. Foi uma inovação alinhada à nossa Visão: Unimos o que junto tem mais valor do que separado. A cocriação gerou mais valor para o mercado”, salienta o presidente-executivo da companhia.

Recuperação judicial

Em 29 de junho de 2022, após quatro anos e meio de tramitação, a Justiça decretou o encerramento da recuperação judicial da Artecola. "A solidez dos negócios foi destacada com o encerramento da recuperação judicial", diz a empresa em nota.

“Comprovamos que o negócio químico era viável, como afirmamos desde o início da recuperação judicial. Catalisamos transformação para criar a cada dia uma empresa mais ágil e criativa”, complementa Kunst.

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