Arezzo atinge faturamento histórico de R$ 6,1 bilhões
A Arezzo&CO (Campo Bom/RS), uma das principais empresas da indústria da moda brasileira e fabricante da marca de calçados Schutz, atingiu, no acumulado do ano passado, um faturamento de R$ 6,1 bilhões, crescimento anual de 16,4% e recorde histórico da companhia, que recentemente anunciou a incorporação das operações do Grupo Soma (Rio Janeiro/RJ), detentor das grifes Farm e Animale, criando um conglomerado de grifes com faturamento de R$ 12 bilhões – o negócio ainda aguarda aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Em 2023, a Arezzo&Co registrou receita líquida de R$ 4,846 bilhões, alta de 14,5% ante 2022.
A empresa terminou o ano passado com 1.052 lojas no Brasil e dez no exterior. O mercado internacional “se mostrou mais desafiador” para a companhia, que encerrou a operação de duas lojas Schutz nos Estados Unidos em dezembro do ano passado.
Lucro líquido de R$ 125,7 milhões em um trimestre
No quarto trimestre do ano passado, a companhia apresentou lucro líquido recorrente de R$ 125,7 milhões, uma alta de 22,5% na comparação com o mesmo período de 2022.
Já o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) recorrente chegou a R$ 221 milhões, um crescimento anual de 16%.
A receita líquida fechou em R$ 1,424 bilhão no período, alta de 8,6% ante o quarto trimestre de 2022. Já a receita bruta da empresa foi de R$ 1,801 bilhão, crescimento anual de 11,3%.
Canais de venda
Os canais físicos monomarca da Arezzo, que contemplam franquias e lojas próprias, cresceram 10,8% no quarto trimestre de 2023 versus igual período de 2022, com o canal de franquias registrando um aumento de 5,7% no faturamento bruto, a R$ 361 milhões, e o de lojas próprias subindo 15,1%, a R$ 462 milhões.
Já o canal multimarcas da empresa ficou estável na comparação ano a ano, em R$ 378 milhões, com redução das vendas da marca Reserva no canal, movimento que a Arezzo atribuiu a uma “resposta à estratégia de revisão de pontos de venda diante da priorização do branding”.
No comércio eletrônico, a Arezzo cresceu 29,4% na base anual, totalizando R$ 452 milhões em receita bruta.
Crescimento de vendas em todas as marcas
A empresa registrou crescimento de vendas em todas as marcas no ano passado. Os destaques em relação a 2022 foram Vans (+27%), AR&CO (+26%), Arezzo (+14%) e Anacapri (+21%).
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