Advogado que morreu em acidente aéreo em SP atuou na recuperação judicial da Paquetá
O advogado que morreu no acidente aéreo em São Paulo/SP na manhã desta sexta-feira (7) atuou na recuperação judicial da Paquetá The Shoe Company (Sapiranga/RS). Márcio Louzada Carpena, 49 anos, estava a bordo do avião de pequeno porte que caiu na Barra Funda, na zona oeste da capital paulista. Carpena era proprietário da aeronave, um Beechcraft King Air F90, adquirido por ele juntamente com o sócio, Felipe Russowsky, em dezembro do ano passado.

Carpena era sócio majoritário do Carpena Advogados Associados, que tem escritórios em Porto Alegre/RS e Caxias do Sul/RS, e que foi responsável pelos processos de recuperação judicial da Artecola Química (Campo Bom/RS), em 2018, e da Paquetá, em 2019. Em entrevista ao Exclusivo, no dia 24 de abril de 2020, o advogado desmentiu uma informação falsa sobre a falência da calçadista. “A notícia da falência é fake news”, disse ele na época. Tanto no processo da Paquetá quanto no da Artecola, Carpena tinha o papel de ser o porta-voz oficial.
Acompanhe o Exclusivo também no Instagram
Forte atuação na área contenciosa
O advogado era conhecido, principalmente, pela forte atuação na área contenciosa (situação de conflito) civil em tribunais estaduais, regionais, federais, Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal. Sua maior especialidade, sobretudo, era a resolução de conflitos (judicial e arbitral) e estruturação jurídica de negócios e operações civis e comerciais.
Atualmente, Carpena coordenava a área contenciosa e de negócios da Carpena Advogados Associados, juntamente com outros sócios numa estrutura que conta com mais de 140 pessoas e atende clientes corporativos de pequeno, médio e grande porte, nacionais e estrangeiros. Além disso, era professor universitário lecionando na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e, como convidado, em outras instituições de ensino superior.
O acidente aéreo
A outra vítima da queda do avião em que estava Carpena é Gustavo Carneiro Medeiros, piloto da aeronave. O Corpo de Bombeiros encontrou os corpos do advogado e do piloto carbonizados dentro da cabine da avião. Outras seis pessoas, que estavam em solo, ficaram feridas.
A aeronave decolou do Campo de Marte, em São Paulo/SP, por volta das 7h15 e tinha como destino Porto Alegre/RS. O avião caiu em uma movimentada avenida da Barra Funda. Na queda, a aeronave atingiu um ônibus.
O acidente está sendo investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O órgão do Comando da Aeronáutica responde pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).
Nota oficial da Carpena Advogados Associados
Em nota oficial, o Carpena Advogados Associados disse que “neste momento de consternação, estamos prestando todo o apoio necessário à família, aos amigos e aos sócios do escritório”. Além disso, o escritório informou que está colaborando com as autoridades para o esclarecimento dos fatos.

Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail
Share this content: