×

Especial aborda 15 anos da Escola de Sapateiros de Três Coroas

Turma de costura da Escola de Sapateiros de Três Coroas

Especial aborda 15 anos da Escola de Sapateiros de Três Coroas

Para começar a contar a história da Escola de Sapateiros de Três Coroas/RS, que completa 15 anos e que está próxima de atingir mil alunos formados, é necessário voltar a outubro de 2008. Então, durante um treinamento do Empretec – principal programa de formação de empreendedores do mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil –, em Três Coroas/RS, se levantou a necessidade da cidade contar com uma escola de capacitação.

Ao mesmo tempo, a Escola de Sapateiros se tornava realidade com a mobilização de um grupo de profissionais empreendedores, participantes daquele Empretec. Estes, conhecidos hoje como Grupo Gestor, composto por profissionais experientes da indústria de calçados, como gerentes e diretores. Eles, inclusive, seguem auxiliando no aprimoramento e no desenvolvimento de novos cursos da escola. Ao passo que, o primeiro Grupo Gestor era formado por Cícero Sthal, Eberti Bernardi, Ginésio Roennau, Hilário Behling, João Batista Vargas de Souza, Juliano Mapelli e Rafael Blauth.

Turma de costura da Escola de Sapateiros de Três Coroas
Divulgação Turma de costura da Escola de Sapateiros de Três Coroas

Antes do começo propriamente da Escola de Sapateiros de Três Coroas acabou sendo realizada uma consulta com profissionais do setor calçadista. Nesse sentido, o objetivo era verificar a real necessidade da iniciativa na cidade. Ao mesmo tempo, a pesquisa ouviu empresários e funcionários das fábricas de calçados. Sobretudo, o levantamento apontou que 100% dos gestores e mais de 95% dos colaboradores consultados aprovavam a criação do projeto.

Escola de Sapateiros e seu plano de ação

A partir da aprovação dos profissionais do setor calçadista, o projeto da Escola de Sapateiros de Três Coroas acabava sendo montado. “Queríamos detalhar todo plano de ação, buscando resgatar a essência do profissional sapateiro, este tendo ensinamentos práticos de todos os processos produtivos dentro da visão das indústrias calçadistas locais”, conta o integrante remanescente do primeiro Grupo Gestor e executivo comercial do Sindicato da Indústria de Calçados Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC), Juliano Mapelli.

Siga o Exclusivo no Instagram

Cronologia da Escola de Sapateiros

Em 3 de fevereiro de 2009 acabava sendo assinado o termo de cooperação para a realização da Escola de Sapateiros de Três Coroas. O ato reunia o SICTC, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados, Componentes para Calçados e Vestuário de Três Coroas (SindiSapateiros) e a Prefeitura de Três Coroas. Em 31 de março de 2009, o projeto era apresentado às Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). A partir de então, a instituição de ensino passava a certificar os alunos. Além disso, a oficialização das parcerias com fornecedores de máquinas e equipamentos ocorreu em 27 de maio de 2009. Em 21 de julho de 2009 estava sendo aberta a primeira turma do Curso de Sapateiro.

Caderno especial

Capa do caderno especial dos 15 anos da Escola de Sapateiros de Três Coroas
Reprodução Capa do caderno especial dos 15 anos da Escola de Sapateiros de Três Coroas

O Exclusivo preparou um caderno especial, que detalha toda a história da Escola de Sapateiros de Três Coroas. A íntegra do material está disponível neste link.

Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail

Share this content:

Publicar comentário