Especial aborda 15 anos da Escola de Sapateiros de Três Coroas
Para começar a contar a história da Escola de Sapateiros de Três Coroas/RS, que completa 15 anos e que está próxima de atingir mil alunos formados, é necessário voltar a outubro de 2008. Então, durante um treinamento do Empretec – principal programa de formação de empreendedores do mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil –, em Três Coroas/RS, se levantou a necessidade da cidade contar com uma escola de capacitação.
Ao mesmo tempo, a Escola de Sapateiros se tornava realidade com a mobilização de um grupo de profissionais empreendedores, participantes daquele Empretec. Estes, conhecidos hoje como Grupo Gestor, composto por profissionais experientes da indústria de calçados, como gerentes e diretores. Eles, inclusive, seguem auxiliando no aprimoramento e no desenvolvimento de novos cursos da escola. Ao passo que, o primeiro Grupo Gestor era formado por Cícero Sthal, Eberti Bernardi, Ginésio Roennau, Hilário Behling, João Batista Vargas de Souza, Juliano Mapelli e Rafael Blauth.
Antes do começo propriamente da Escola de Sapateiros de Três Coroas acabou sendo realizada uma consulta com profissionais do setor calçadista. Nesse sentido, o objetivo era verificar a real necessidade da iniciativa na cidade. Ao mesmo tempo, a pesquisa ouviu empresários e funcionários das fábricas de calçados. Sobretudo, o levantamento apontou que 100% dos gestores e mais de 95% dos colaboradores consultados aprovavam a criação do projeto.
Escola de Sapateiros e seu plano de ação
A partir da aprovação dos profissionais do setor calçadista, o projeto da Escola de Sapateiros de Três Coroas acabava sendo montado. “Queríamos detalhar todo plano de ação, buscando resgatar a essência do profissional sapateiro, este tendo ensinamentos práticos de todos os processos produtivos dentro da visão das indústrias calçadistas locais”, conta o integrante remanescente do primeiro Grupo Gestor e executivo comercial do Sindicato da Indústria de Calçados Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC), Juliano Mapelli.
Cronologia da Escola de Sapateiros
Em 3 de fevereiro de 2009 acabava sendo assinado o termo de cooperação para a realização da Escola de Sapateiros de Três Coroas. O ato reunia o SICTC, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados, Componentes para Calçados e Vestuário de Três Coroas (SindiSapateiros) e a Prefeitura de Três Coroas. Em 31 de março de 2009, o projeto era apresentado às Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). A partir de então, a instituição de ensino passava a certificar os alunos. Além disso, a oficialização das parcerias com fornecedores de máquinas e equipamentos ocorreu em 27 de maio de 2009. Em 21 de julho de 2009 estava sendo aberta a primeira turma do Curso de Sapateiro.
Caderno especial
O Exclusivo preparou um caderno especial, que detalha toda a história da Escola de Sapateiros de Três Coroas. A íntegra do material está disponível neste link.
Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail
Share this content: