×

Consumo de calçados deve crescer mais de 4% na América Latina

Foro Latinoamericano de Calzado

Consumo de calçados deve crescer mais de 4% na América Latina

O consumo de calçados na América Latina deve crescer mais de 4% nos próximos cinco anos. A informação é da coordenadora de Inteligência de Mercado da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Priscila Linck, na abertura do 26º Foro Latinoamericano de Calzado, nesta segunda-feira (20), em São Paulo/SP.

Priscila falou sobre o mercado de calçados na América Latina e janelas de oportunidades para o setor. Com um PIB de US$ 6,6 trilhões, que representa mais de 6% de toda a economia mundial, a região do continente americano possui 665 milhões de habitantes e um mercado gigantesco a explorar. Ao mesmo tempo, a produção de calçados do bloco é a segunda maior do mundo, atrás da Ásia, com mais de 1,5 bilhão de pares produzidos por ano.

Newsletter: Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo

“A perspectiva é de um crescimento do PIB regional em torno de 2% a 2,5% nos próximos dois anos, média acima das economias desenvolvidas. Trata-se de um mercado potencial para calçados, com projeção de crescimento de mais de 4% no consumo nos próximos cinco anos”, disse.

Foro Latinoamericano de Calzado
Divulgação A coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck, abriu o 26º Foro Latinoamericano de Calzado, em São Paulo/SP

Consumo latino-americano

De acordo com a coordenadora, embora o mercado seja grande, o consumo de calçados intra-bloco ainda é muito dependente das importações, sobretudo da Ásia. “Em 2023, as importações de calçados na América Latina ficaram próximas de US 7 bilhões. Nesse sentido, o nosso saldo comercial, como bloco, é deficitário em 3,6%. Entretanto, as importações de calçados da Ásia são 85% do total. Ao mesmo tempo, existe espaço para crescimento intra-bloco”, comentou Priscila.

Ao mesmo tempo, entre as vantagens do comércio intra-bloco, Priscila destacou a proximidade geográfica, que favorece a logística para escoamento de produtos, além disso, as similaridades culturais, as tarifas reduzidas para importação proporcionadas por relações bilaterais entre os países latino-americanos, entre outros pontos.

Siga o Exclusivo no Instagram

A produção de calçados, comércio do setor e projeções da atividade na América Latina foram temas da 26ª edição do Foro Latinoamericano de Calzado, realizado pela Abicalçados. O evento antecedeu a realização da 2ª Brazilian Footwear (BFSHOW), que ocorre desta terça-feira (21) até quinta (23) no Transamerica Expo Center, em São Paulo/SP.

(*) Com informações da Abicalçados.

Share this content:

Publicar comentário