Atividade industrial gaúcha cresce; couros e calçados recuam 3,4%

15.04.2024 - Redação

A atividade da indústria no Rio Grande do Sul no primeiro bimestre de 2024 registra crescimento acumulado de 4,9%, o que não ocorria desde agosto de 2022. Em relação ao mesmo período do ano passado, nove dos 16 segmentos que compõem o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) tiveram redução, entre eles Couros e Calçados (-3,4%). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (15) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

O índice retorna aos níveis de maio do ano passado, mas ainda está distante de recuperar as perdas recentes – segue 7,7% abaixo de agosto de 2022. Porém, supera em 7,3% o patamar anterior ao da pandemia.

Fevereiro

Com exceção do emprego que caiu 0,2% – não cresce há dez meses –, cinco dos seis componentes do IDI-RS tiveram alta na base mensal de fevereiro. Os destaques positivos ficaram com as compras industriais (4,5%) e o faturamento real (2,4%), que aumentaram, respectivamente, pelo terceiro e segundo mês consecutivos. Também avançaram no período, as horas trabalhadas na produção (1,6%), a utilização da capacidade instalada (0,7 ponto percentual), passando de 79,4% para 80,1%, e a massa salarial real, elevação de 0,4%.

Matérias relacionadas

VíDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.