Com integração de estoques, loja de calçados aumenta faturamento em 35%

11.04.2024 - Michel Pozzebon

Buscando não perder vendas por ruptura de estoque, uma rede de lojas multimarcas de calçados, acessórios e confecções femininos alavancou seu faturamento em 35% com o uso da tecnologia de prateleira infinita – unifica os estoques das lojas física e on-line, portanto, mesmo que o item não esteja disponível na prateleira do estabelecimento, o consumidor pode comprá-lo.

Em menos de seis meses, a Menina Shoes (Itu/SP), rede com seis lojas físicas e um e-commerce, aumentou seu faturamento em 40%, sendo que 35% correspondem ao uso da solução de prateleira infinita.

Integração e controle de estoque

"Esta tecnologia nos trouxe grandes benefícios na integração e controle do estoque. Além de melhorar a experiência de compra do cliente, com maior variedade de produtos, a solução ajudou a profissionalizar todo o negócio. Hoje eu posso confiar no meu estoque e nos meus indicadores", explica o sócio-administrador da Menina Shoes, Marlon Pitoli.

Para Pitoli, uma das razões pelas quais o resultado foi tão positivo é que, por meio da integração de estoques, os vendedores puderam visualizar os produtos disponíveis nas "prateleiras" de todas as lojas da rede. "Isso fez com que a empresa deixasse de perder vendas para a concorrência", frisa o gestor.

Foto: Divulgação/Menina Shoes.
Divulgação/Menina Shoes
Loja física da Menina Shoes, em Bauru/SP

Prateleira infinita

Segundo a Linx (São Paulo/SP), empresa especializada em tecnologia para o varejo e líder no mercado de software de gestão, a prateleira infinita é um novo canal de vendas dentro da loja. "Ela empodera o vendedor e a loja a vender todo o catálogo de produtos da rede, mesmo não tendo o estoque disponível na loja no momento da venda", diz a companhia em seu blog.

Toda loja possui uma limitação de estoque e de produtos disponíveis para venda, tendo em vista a própria restrição de tamanho da loja e espaço para armazenagem. Em alguns segmentos, a profundidade de estoque por produto é ainda mais desafiadora. "É muito comum o consumidor ir numa loja e sair frustrado por não encontrar o produto desejado. Para contornar esse tipo de problema, surge então a prateleira infinita", explica a Linx.

Na prática, como funciona a solução: se algum item estiver faltando na loja física, o vendedor conseguirá consultar sua disponibilidade no estoque da loja virtual. Se tiver o produto no estoque de outra loja ou centros de distribuição (CDs), ele ajudará o cliente a realizar a compra naquele momento, e ainda, com a possibilidade dele receber em casa ou retirar na loja.

De acordo com a Linx, a prateleira infinita se torna um canal de venda adicional que ajuda a loja a vender mais e converter clientes que não encontram o produto desejado na loja. "A solução aumenta a conversão de vendas e evita que o consumidor saia da loja frustrado, melhorando a experiência de compra. Para que a solução alcance o máximo do seu potencial, é importante que os estoques das lojas e CDs estejam integrados. A prateleira infinita é considerada um componente essencial em uma estratégia omnichannel", descreve a empresa.

Matérias relacionadas

VíDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.