Setor coureiro-calçadista ajuda a sustentar crescimento da atividade industrial no RS

09.08.2022 - Redação Exclusivo

O nível da atividade industrial no primeiro semestre no Rio Grande do Sul se manteve 9,1% acima do patamar anterior ao da pandemia. No período, o estado registrou elevação de 4,4% na comparação com o mesmo intervalo do ano passado. Com alta de 11,2%, o setor coureiro-calçadista ajudou a sustentar o crescimento. As informações são do Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), nessa segunda-feira (8).

“A indústria gaúcha mostrou forte expansão das exportações no primeiro semestre, apesar das restrições nas cadeias de suprimentos, da guerra da Ucrânia, da intensa elevação das taxas de juros, da inflação, e sobretudo, dos preços dos combustíveis”, observa o presidente da Fiergs, Gilberto Petry.

Dos componentes do IDI-RS, o destaque positivo no primeiro semestre foram as horas trabalhadas na produção, que cresceram 9%. Contribuíram na mesma direção, o emprego (6,4%), a massa salarial real (6,8%), as compras industriais (3,9%) e o faturamento real (3,7%). A exceção foi a utilização da capacidade instalada (UCI), cuja média de 81%, em 2022, ficou 0,7 ponto percentual abaixo do primeiro semestre de 2021.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.