Inspiramais aquece negócios do setor de componentes para calçados

21.07.2022 - Michel Pozzebon | Jornal Exclusivo

O 26º Inspiramais – Salão de Design, Inovação e Sustentabilidade –, ocorrido nos dias 19 e 20 de julho, em Porto Alegre/RS, fomentou os negócios do setor brasileiro de componentes para a indústria calçadista. Os expositores ouvidos pelo Exclusivo comemoraram os resultados e destacaram as potencialidades do evento no networking com os players da indústria da moda.

Internacionalização de marca

Dentro da fase inicial de seu projeto de internacionalização de marca, a RR Componentes (Três Coroas/RS) participou das rodadas de negócios do Projeto Comprador no Inspiramais. "Atendemos nove clientes do México e a partir destes contatos vamos desenvolver uma coleção específica para atender o mercado mexicano", conta o sócio-diretor da empresa trescoroense, Robson Nascimento. Ele acrescenta que o Salão atendeu às expectativas do empreendimento. "A perspectiva que tínhamos do evento foi atingida. Conseguimos apresentar uma coleção bastante assertiva", completa.

Primeiro passo para o lançamento de coleção

A Camaleoa Indústria Têxtil (Novo Hamburgo/RS) considera o Inspiramais como o primeiro momento para o lançamento da coleção de inverno. "No evento, apresentamos a cartela de cores, que é o primeiro passo para o lançamento da coleção", explica a coordenadora de estilo da empresa, Marina Jung. Segundo ela, no Salão o empreendimento apresentou a reedição de alguns materiais, dando uma prévia das novidades para a temporada fria. "Trouxemos materiais reeditados, com cartela de cores, dando uma pincelada do que vamos apresentar nos próximos reforços de inverno", comenta. Marina destaca que o evento é fundamental, especialmente por proporcionar o networking com o mercado da moda. "O Inspiramais nos proporciona conversar com nossos clientes, sentir o que todo mundo está pensando, ver e ajustar o timing e saber quais os caminhos que cada um está tomando. Todas estas informações servirão de base para a construção das nossas próximas coleções", sustenta.

Resultado acima do esperado

Fernando Nicory, diretor da Magma Indústria e Comércio Têxtil (São Paulo/SP), considera como acertada a decisão de manter o Inspiramais em Porto Alegre. "O evento já está consolidado na capital gaúcha, em um local próximo das maioria dos nossos clientes, onde está concentrado o desenvolvimento de praticamente todo o setor calçadista brasileiro", avalia. O executivo sustenta que a empresa paulistana superou seus objetivos no Salão. "Apresentamos produtos, especialmente palmilhas com os quesitos que o mercado vem demandando: conforto, performance e sustentabilidade. Isso contribuiu, sobremaneira, para que tivéssemos um resultado acima do esperado nesta edição do Inspiramais", ressalta Nicory.

Retorno de expositores

Após algumas edições sem participar como expositora do Inspiramais, a MB Tecidos e Dublagens (Igrejinha/RS) voltou a integrar o hall de expositores do Salão. Segundo a diretora criativa da empresa, Bianca Machado, o evento contribuiu no networking com clientes do mercado externo, especialmente da Colômbia e do Equador, em um momento em que o empreendimento gaúcho tem redobrado os investimentos em produtos de moda, em inovação e na qualificação de sua mão de obra. "Conseguimos ter um primeiro contato com estes clientes, que puderam conferir todo o nosso know-how e expertise no fornecimento de materiais para a indústria da moda", comenta Bianca.

O Grupo LRB (Novo Hamburgo/RS) também retomou, nesta edição, sua participação como expositor do Inspiramais. "Como fizemos recentes investimentos em equipamentos, também aumentamos o nosso portfólio de produtos. Justamente por isso buscamos retomar a nossa presença no Inspiramais, para dar mais visibilidade e solidificar a nossa atuação e os nossos negócios", comenta a gerente comercial da empresa, Kátia Souza. Ela comemora os resultados obtidos pela companhia, especialmente nos negócios com o mercado externo. "Alguns clientes internacionais que atendemos nas rodadas de negócio do Projeto Comprador retornaram ao nosso estande para ver a aplicação dos nossos materiais no produto final", comenta.

Qualidade da visitação

O diretor da Pegasus Bordados Eletrônicos (Igrejinha/RS), Dijalmo Araújo, destaca a qualidade da visitação do Inspiramais. "Recebemos clientes de diversos polos calçadistas do País e conseguimos alinhar alguns negócios no médio e longo prazos", aponta. Araújo acrescenta que o contato com importadores também foi importante para apresentar a nova coleção da empresa. "Ainda não exportamos, por nossa opção mesmo, mas na próxima edição do Inspiramais queremos participar das rodadas de negócios do Projeto Comprador", disse.

O Salão

O Inspiramais é uma promoção da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em conjunto com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e ApexBrasil. A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.