Calçadista reabre fábrica no Rio Grande do Sul

22.02.2022 - Michel Pozzebon | Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Estrutura própria da fabricante de calçados está localizada no Centro da cidade de Maratá
A Calçados Jacob (Novo Hamburgo/RS) vai reabrir uma fábrica em Maratá/RS, que havia sido fechada em novembro de 2020 – quando 122 colaboradores foram demitidos. A fabricante da marca Kildare reativa nos próximos dias a unidade, um imóvel próprio com quatro pavilhões localizados no Centro da cidade do Vale do Caí, retomando as atividades nas áreas de corte e costura. Inicialmente, 60 empregos estão sendo reabertos.

"A Calçados Jacob está motivada e entusiasmada com a reativação da planta de Maratá, que ficou um breve período hibernando. O desejo de retomada sempre esteve presente na empresa e na comunidade", destaca o gerente industrial da calçadista, Marcos Alberto Susin.

Entre os incentivos para a retomada em Maratá está a isenção de impostos municipais como o IPTU. Enquanto os pavilhões estiveram inativos, a prefeitura de Maratá fez uma parceria com a calçadista para locação de parte da estrutura para um atelier. Com a retomada das atividades da fábrica de calçados, a empresa, que gera 30 empregos diretos e produz bolsas para a marca Rafitthy (Campo Bom/RS), será realocada em outro imóvel.

A primeira operação da Jacob em Maratá/RS começou em 25 de agosto de 1997, chegando a gerar 400 empregos diretos e atingindo faturamento de R$ 30 milhões. Quando encerrou as atividades em 2020, a empresa faturava R$ 3 milhões.

Interessados nas vagas em Maratá/RS podem se candidatar pelo e-mail rhmarata@kildare.com.br ou entregar currículo e preencher ficha na Prefeitura de Maratá. A empresa também está abrindo outras 60 vagas em Cachoeira do Sul/RS, para diversas áreas da indústria. Mais informações no e-mail rhcachoeira@kildare.com.br.

Relação de carinho

A prefeita de Maratá, Gisele Adriana Schneider, salienta que a Calçados Jacob contribuiu significativamente para o desenvolvimento do município desde 1997, ano em que inaugurou suas instalações na cidade. "Os cidadãos nos questionavam quando que a fábrica da Kildare, como conhecemos a Calçados Jacob aqui no município. Isso nos motivou a novamente contatar a equipe diretiva para reconquistar a retomada das atividades", afirma a chefe do executivo municipal.

A empresa

A Calçados Jacob foi fundada em 22 de dezembro de 1928 em Novo Hamburgo/RS, onde fica localizada a sua sede administrativa. A empresa tem fábricas nas cidades de Maratá/RS e Cachoeira do Sul/RS. Atua em todo o território nacional e está presente em 30 países. As exportações respondem por até 30% dos seus negócios. Os produtos da marca Kildare são comercializados em lojas físicas e on-line autorizadas, e em um e-commerce próprio.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.