Live sobre moda abre programação do SICC; confira o resumo

07.07.2020 - Nelson Batista Zimmer

Foto: Divulgação
Gabi Henemann mediou a live
Exatamente às 9 horas desta terça-feira, 7 de julho, iniciou a programação digital da eMerkator com boas-vindas aos internautas que acompanham o Salão Internacional do Couro e Calçado (SICC), neste ano totalmente virtual. Na sequência, moda foi o assunto da vez: quais as tendências irão dominar os guarda-roupas e armários no atual cenário em que vivemos?

Para responder essa e outras perguntas, um bate-papo com especialistas foi conduzido pela consultora de estilo Gabi Henemann. A participação de outros dois importantes nomes do cenário fashion completou o time, que trouxe novidades aos ouvintes: Camila Toledo, diretora do Fashion Snoops no Brasil, e Silvana Holzmeister, editora da revista Harper’s Bazaar.

Para ambas especialistas, é importante que o momento valorize ainda mais as tendências nacionais e locais. Um dos questionamentos principais é por que o Brasil não enaltece suas técnicas e trabalhos manuais, por exemplo? Desfiles internacionais importantes despontam nas passarelas com crochês e todos amam! E o Brasil que tem centenas de estilos e belos trabalhos nesta área, certamente deve ser mais valorizado.

As tendências, num geral, apontam para o conforto, o wellness. Como se levássemos o conforto que subitamente aumentamos dentro de casa, para fora. “A moda deverá valorizar as pantufas, os sneakers e as flatforms – construções confortáveis e divertidas acima de tudo”, revela Camila.

A pandemia fez com que tenhamos novos hábitos em nossas vidas, entre eles, o de tirar os calçados na porta de casa. “Pode ser que isso tenha vindo para ficar e, certamente, traz uma mudança para a moda”, informa Silvana.

“O momento das texturas naturais ocorre de forma expressiva, como cordas, matelassê, tressê, tranças, tramas, tudo isso traduzido em calçados fáceis e muito práticos para o dia a dia”, aponta Camila.

A força do digital
Para ambas as especialistas, é o momento dos lojistas focarem ainda mais nos canais digitais, que só se fortalecem nesse período. “Uma dica importante: quem não tinha nenhum outro meio de venda, teve de criar um meio digital às pressas. É preciso ficar atento ao mercado e ao que surge. Se reinventem sempre e mantenham o olho na sustentabilidade, seja seu negócio grande ou pequeno”, indica Camila.

Silvana aconselha que o marketing tradicional seja deixado um pouco de lado. Inovar é a palavra certa do momento. Ela aponta que houve crescimento de mais de 70% no contato entre consumidores e marcas via internet. A rede, segundo ela, viabiliza negócios e é preciso entender qual o seu melhor canal. “Onde está seu cliente? Em qual plataforma? Invista em conteúdo, seja informativo ou de entretenimento, que a venda acontece”, aponta ela.

Para encerrar, Camila e Silvana concordam que a palavra do momento é empatia. O consumidor quer a mudança de postura do seu negócio em relação à sociedade. “Cuide da linguagem, dos valores que a sociedade tem observado”, esclarece Camila.

Silvana finaliza chamando a atenção para o fato de que a Covid-19 está invadindo ainda mais o interior e “as marcas podem ter um papel importante nesse processo. Não só destinar um valor para auxiliar, mas investir em produção de máscaras ou na arrecadação de alimentos, por exemplo, é um carinho que fortalece a empatia”, finaliza Silvana.

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