Polo calçadista de São João Batista/SC opera com capacidade reduzida

19.03.2020 - Ruan Nascimento/Redação Jornal Exclusivo

As fábricas calçadistas de São João Batista/SC estão operando com capacidade reduzida desde quarta-feira, 18 de março. A medida restritiva é com base no decreto de situação de emergência em todo o Estado de Santa Catarina, assinado pelo governador catarinense, Carlos Moisés, na terça-feira, 17, e tem como foco em evitar o contágio das pessoas pelo novo coronavírus (Covid-19). O decreto é válido por sete dias. 

Também na quarta-feira, o Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb) organizou uma reunião com os empresários associados, o presidente do sindicato, Almir Manoel Atanázio dos Santos, o vice-presidente, Levi Sottomaior, a advogada do Sincasjb, Graziela Biason e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Calçados (Sintrical), Everton Quirino. Nela, foi decidido que as empresas do município continuarão suas atividades normais, tomando algumas medidas preventivas. 

Para o setor industrial, o decreto aponta que as fábricas "deverão operar em sua capacidade mínima necessária nas regiões em que já tenha sido identificado o contágio comunitário", ou seja, quando o número de casos se multiplica rapidamente. 

Grupos de risco

No acordo obtido após a reunião do Sincasjb, ficou estabelecido que funcionários do chamado "grupo de risco" (com doenças crônicas, asmas, gravidez, idosos, lactantes ou pessoas com diabetes) devem se afastar do trabalho por, no mínimo, sete dias. Também estarão dispensados os colaboradores vindos de viagens recentes a locais de riscos. Mães que têm filhos em creches deverão procurar o departamento de recursos humanos de suas empresas para tomar providências.

SC Trade Show

Prevista para ocorrer entre 27 e 29 de abril em Balneário Camboriú/SC, a SC Trade Show está mantida para estas datas. No entanto, o sindicato promoverá uma nova reunião em 27 de março, junto com empresários do setor, para uma confirmação final.

Covid-19

Em Santa Catarina, são 20 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, Braço do Norte, Rancho Queimado, Joinville, Tubarão e São José, de acordo com dados desta quinta-feira, 19. Em todo o Brasil, são 540 casos confirmados, segundo o Ministério da Saúde e secretarias estaduais de saúde, com sete mortes no total. No mundo, mais de 9 mil pessoas já morreram da doença, que infectou mais de 210 mil pessoas.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.