Calçados Beira Rio demite cerca de 700 funcionários após incêndio em Mato Leitão/RS

18.03.2020 - Gabriela Cardoso e Ruan Nascimento/Redação Jornal Exclusivo

Foto: Eduarda Wenzel/Folha do Mate
Cerca de 700 funcionários foram demitidos após incêndio na unidade de Mato Leitão/RS
Na manhã desta quarta-feira, 18, a direção da empresa Calçados Beira Rio (Novo Hamburgo/RS) e funcionários estiveram em reunião, na qual foi comunicado o desligamento de aproximadamente 700 funcionários. A unidade de Mato Leitão/RS da empresa, que contava com mais de 800 funcionários, foi acometida por um incêndio na madrugada de ontem (17), quando grande parte da estrutura foi atingida.

A informação é do Sindicato dos Trabalhadores do Calçado e Vestuário de Venâncio Aires e Mato Leitão. Os demais trabalhadores, que permanecem atuando na Beira Rio, serão realocados nas filiais de Santa Clara do Sul e de Roca Sales. Cerca de 20 empregados permanecerão atuando na unidade de Mato Leitão.

O diretor do sindicato, Fábio Alves, também informou que a empresa teria se comprometido com os trabalhadores de recontratá-los após a reabertura da unidade. As obras para reconstrução dos prédios podem levar de oito meses a um ano. Alves ainda destacou que a empresa tentará, nesse período de reconstrução, fortalecer o número de ateliês – empresas terceirizadas – que fornecem serviços para a unidade. A intenção também é tentar intermediar a criação de, pelo menos, dois empreendimentos desse segmento, que juntos poderiam empregar até 300 trabalhadores.

A fábrica da Calçados Beira Rio em Mato Leitão era a maior da região, segundo o presidente do sindicato, João Emerson. Ele explicou que em Mato Leitão e Venâncio Aires/RS, o setor calçadista, agora, abriga apenas alguns atelieres, que empregam cerca de 200 pessoas. "Vai ser difícil de realocar todas estas pessoas, principalmente na indústria de calçados. Estamos vendo junto às prefeituras das duas cidades formas de abrigar estes trabalhadores em outras empresas", lamenta o dirigente.

A empresa ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto.

*Com informações da Folha do Mate e do Sindicato dos Trabalhadores do Calçado e Vestuário de Venâncio Aires e Mato Leitão.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.